Brasilândia
consolida coleta seletiva de vidro e celebra resultados inéditos.
Carlos Alberto dos
Santos Dutra
Poucos conhecem a complexa engenharia por trás da fabricação do vidro. Sua produção envolve a fusão de matérias-primas como areia de sílica, soda cáustica e calcário em temperaturas que atingem os 1.500°C.
No dia a dia, ao utilizarmos uma garrafa ou um copo, raramente refletimos sobre esse processo ou sobre o imenso potencial de sustentabilidade do material.
Pois saibam que o vidro é 100% reciclável e possui um altíssimo valor agregado: um quilo de vidro quebrado transforma-se em exatamente um quilo de vidro novo.
Além disso, ele pode ser reciclado infinitas vezes sem perder a qualidade, o que o torna o verdadeiro "campeão" da logística reversa.
Tudo isso para dizer que nosso município hoje começa a colher os frutos de uma plantinha chamada consciência há 22 anos através do trabalho da Associação Brasilandense de Agentes Ambientais (ASSOBRAA).
Em apenas quatro meses de implementação do sistema de coleta porta a porta, a entidade alcançou um feito histórico na coleta do vidro: no dia 3 de dezembro de 2025, realizou a primeira entrega oficial de vidro reciclado em Campo Grande.
Ao todo foram 3,29 toneladas de vidro destinadas corretamente à reciclagem. Para o Engenheiro Ambiental Jorge Henrique Olivi de Paula, entusiasta da coleta seletiva e que acompanha de perto o trabalho da ASSOBRAA há muitos anos, o resultado da coleta seletiva do vidro no município é um excelente ponto de partida.
Ele ressalta, porém, que o apoio de moradores, bares e conveniências é, igualmente, fundamental para ampliar esses números.
Além do ganho ambiental, a iniciativa traz também benefícios econômicos diretos. Segundo o técnico da Prefeitura, ao evitar que essas 3,29 toneladas fossem descartadas e enviadas ao transbordo comum, o município gerou uma economia de R$ 1.360,55.
A recomendação da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo é, portanto, que os munícipes adotem cada vez mais este salutar hábito de separar garrafas e copos, preferencialmente, acomodando-os em caixas de papelão ou embrulhados em jornal.
O material pode
ser entregue diretamente na ASSOBRAA ou colocado na calçada nos dias de coleta
seletiva, garantindo a segurança dos agentes ao recolhê-los e promovendo a
preservação do meio ambiente. Parabéns ASSOBRAA. Parabéns Brasilândia.
Brasilândia/MS, 16
de janeiro de 2026.
Confira também: https://carlitodutra.blogspot.com/2025/08/brasilandia-avanca-na-coleta-seletiva.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário