Profª Jucli Terezinha Stefanello Peruzzo: Educadora e Sindicalista.
Carlos Alberto dos Santos Dutra
No dia 13, sexta-feira próxima, uma brasilandense de coração fará o lançamento de seu primeiro livro – Herança de força, a jornada inspiradora de uma mulher resiliente. Será em cerimônia que ocorrerá nas dependências da Câmara Municipal de Brasilândia, com início previsto para as 19 horas, oportunidade em que o SIMTED fará uma homenagem aos seus diretores.
Para recuperar a história desta brilhante professora, sindicalista e servidora pública do Estado, e agora, escritora, tomo a liberdade de transcrever o texto que está publicado no volume II-Patrimônio, da coleção História e Memória de Brasilândia, páginas 420-421, procurando, assim, parabenizá-la por este feito admirável e ao mesmo tempo homenageá-la por sua trajetória e êxito de vida também trilhado por aqui, nesta Cidade Esperança.
“Ser professor causa sempre admiração para quem está fora da sala de aula. Para quem está dentro da escola é sempre um desafio diário e permanente. Ser professor dirigente sindical dos trabalhadores em educação reúne esses dois momentos e preocupações. Na história do SIMTED, muitos dirigentes se destacaram, sobretudo, quando ele começou a dar seus primeiros passos.
"Transformado, de uma simples e pioneira associação ABRAP (Associação Brasilandense de Professores), em Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação. Uma caminhada iniciada em 1986, pelas mãos do Prof. José Arnaldo da Silva chegando a criação oficial do SIMTED, em 1989, quando assumiu um nome que passou a ser um marco na consolidação da entidade, pelas mãos da Profª. Jucli Terezinha Stefanello Peruzzo.
"Não tem como não prestar uma homenagem ao pioneirismo desta professora, por ter sido capaz de conduzir as esperanças e lutas dos professores em seus primeiros passos até o patamar do reconhecimento e respeito que os mestres merecem e hoje alcançaram.
"E lá a encontramos promovendo reuniões e assembleias para a elaboração e aprovação do Estatuto dos Professores, o Plano de Carreira, Cargos e Salários, depois a revisão destes mesmos documentos diante da resistência dos administradores.
"Sim ela estava lá, esposa, mãe de família, professora e cidadã, na linha do horizonte, buscando sempre, avançando e ampliando seus conhecimentos. Transformou-se na seara das ciências sociais aplicadas, se não a primeira acadêmica residente em Brasilândia a formar-se em Direito em nível local, o que demonstra o seu nível de engajamento e comprometimento social.
"Tudo para bem e melhor desempenhar suas funções, fortalecendo-lhe o fôlego para voo mais ambiciosos que a tornaram mulher de reconhecido destaque até mesmo na política.
Por essa e outras razões, os demais professores que a sucederam na condução do combativo SIMTED, todos são unânimes em concordar e desejar à Profª Jucli Terezinha Stefanello Peruzzo, a maior das homenagens com o reconhecimento, admiração e respeito de todos os trabalhadores em educação e amigos desta cidade.
"A luta do SIMTED serviu de modelo e fortalecimento da classe dos trabalhadores em educação que cada vez mais se engajavam nas lutas cotidianas sociais que embalavam o país destes anos de abertura política do País.
"No ano de 1995 o Jornal de Brasilândia noticiava: SIMTED participa do Dia Nacional de Luta transcrevendo Nota distribuída pela presidente da entidade, Profª. Jucli Terezinha Stefanello Peruzzo que reuniu todos os trabalhadores em educação do município para estudarem e debaterem assuntos pertinentes à defesa da escola pública.
"O encontro contou com a presença das escolas Debrasa, Paulo Simões Braga, Arthur Höffig e Extensão, Creche Municipal e Adilson Alves da Silva.
"Além do apoio da secretaria municipal de Educação e Cultura e do Executivo municipal e demais professores que integraram a Comissão Especial para a elaboração do Estatuto do Magistério da Rede Municipal de Ensino, colaboraram nas palestras os professores Dalve, Fátima e Maria Rita, e os representantes da FETEMS, Elsio e Luiz.
"Foi lembrada ainda a participação local dos vereadores Cícero Alves de Freitas, popular Dega, Antônio de Pádua Thiago, Samuel Ramos Lopes, o popular Biro-Biro, Irineu de Souza Brito e a representante da Câmara, Darci Oliveira Pedroso.
"Neste período mereceu destaque na imprensa local uma reunião da direção do SIMTED com mais de 60 professores realizada no dia 16 de novembro daquele ano e que contou com a participação do assessor jurídico da entidade, Nilton Kyioshi Kurashi e a presidente do SIMTED, Profª. Jucli Terezinha Stefanello Peruzzo.
"Nesta oportunidade foram debatidos diversos assuntos, entre eles os procedimentos que os professores devem tomar para receber o 13º salário que está atrasado, estudo da LDB, participação do 20º Congresso Paulo Freire, em Aquidauana onde 15 profissionais brasilandenses se fizeram presentes, piso salarial, repúdio ao pacote do governo Fernando Henrique Cardoso e a proposta de piso salarial e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do ensino fundamental e Valorização do magistério, entre outros temas”.
Brasilândia/MS, 07 de dezembro de 2024.
Fonte: DUTRA, C.A.S. História e Memória
de Brasilândia/MS, volume II-Patrimônio, Brasilândia, 2021, páginas 420-421.
Imagem: Profª. Jucli Terezinha
Stefanello Peruzzo, presidente do SIMTED e professores de Brasilândia
participam no dia 12 de novembro de 1997 do 20º Congresso estadual dos Trabalhadores
em Educação em Aquidauana/MS. (Foto: Jornal de Brasilândia, 1997).Colorizada
por Colorir Foto Antiga em
Preto e Branco Online Grátis | PicWish
Muito obrigada amigo e companheiro de lutas Carlito Dutra! Que honra receber de você tão nobre e especial homenagem! Abraços
ResponderExcluir