domingo, 10 de julho de 2022

Parabéns vovó Ana

 

Parabéns vovó Ana Lélis Ladeia.

Carlos Alberto dos Santos Dutra



Falar de vovó Ana para a família que a tem em torno de si é motivo de bênção. Não. Não sou capaz de escrever sobre esta senhora que raramente tive a oportunidade de trocar algumas palavras. No mais, sempre a vi à distância, em seu sitio, a frente de seu lar, no conforto e labuta da vida, e irremediavelmente presa aos laços e abraços dos filhos que a admiram e louvam sua trajetória de vida. E eu fico feliz por isso.

Foi, entretanto, pesquisando sobre a história de Brasilândia, quando deitei os olhos sobre a origem dos templos e religiões de nossa cidade, que novamente a encontro. E da boca dos cidadãos mais antigos ouço grandes verdades sobre o quanto esta mulher forte fez pela sua comunidade e por sua igreja. 

Parabenizo a Primeira Igreja Batista que hoje a homenageia em vida, com um culto em sua casa, dando graças a Deus pela sua saúde e amizade, e o quanto ela despertou no coração de todos desta comunidade.

Sua historia familiar, melhor poderão contar seus rebentos que estão mais próximos e podem lhe acariciar a face. A mim, cabe recordar os feitos desta grande mulher, quando tudo começou, há mais de quarenta anos, quando a 1ª Igreja Batista de Três Lagoas começou um trabalho de evangelização aqui em Brasilândia. 

Foi quando um Deus peregrino e seus missionários buscavam por estas terras empoeiradas e distantes, um lugar, uma casa, um altar para erguer e celebrar a fé latente nestes rincões. 

Não por acaso um lugar fazenda, hoje denominado sitio Canaã, foi o escolhido. E dentro dele a senhora Ana Lélis Ladeia, seu Messias e sua família. E aquele lar se tornou a primeira igreja doméstica, semente plantada pela primeira irmã, membro fundadora da Igreja Batista em Brasilândia. 

Foi quando a liderança da sede de Três Lagoas achou por bem que deveria transferir seu trabalho de evangelização para Brasilândia e, logo a seguir adquirindo um terreno para instalar sua sede.

A homenagem e invocação de bênçãos de saúde e bem-estar invocada sobre a vovó Ana, pelas mãos dos filhos, netos, bisnetos e amigos presentes, havida neste domingo, se somam a história da graça e do surgimento desta congregação em Brasilândia.

Igreja que deve a sua prosperidade às viagens missionárias realizadas pelos pioneiros, muitas vezes feitas no lombo de um cavalo, como o esforço do pastor João Gregório Urbieta que, a partir do ano 1928 dedicou-se a percorrer a região em excursão evangelística por estas plagas. 

Tempos áureos que os mais antigos, como a vovó Ana, que ainda carrega no coração de suas lembranças e dá graças a Deus por isso. Obrigado vovó Ana. Parabéns vovó Ana. Saúde e Felicidade é o que todos desejamos.

Brasilândia/MS, 10 de julho de 2022.

 

Foto: Facebook. Mais informações sobre a Primeira Igreja Batista e demais igrejas de Brasilândia Cf. "História e Memória de Brasilândia/MS", Volume 5, pág. 242s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário