sábado, 9 de dezembro de 2023

 

Homens do Terço: a Oração e a Ação.

Carlos Alberto dos Santos Dutra



Nos últimos meses, com a capilaridade das informações carreadas pelas redes sociais para o seio da comunidade, não há como não perceber um movimento de extraordinária relevância que acontece e toma corpo no coração da Paróquia Cristo Bom Pastor, de Brasilândia/MS.

Trata-se de um rol de atividades e serviços desenvolvidos por um grupo de fiéis que, após reunirem-se todas as terças-feiras, onde rezam uma terça parte do Santo Rosário, arregaçam as mangas e, no decorrer da semana, transformam a Oração em Ação.

Sim. São os chamados Homens do Terço que, com obstinada dedicação se propõem a colocar os seus dons a serviço da Igreja, a começar pelo trabalho e zelo pela sede da matriz onde celebram e cultivam a sua fé.

Não. Não são uma congregação de irmãos, confraria ou clube seleto e fechado. Ao contrário, estão abertos, solidários, e a cada dia este grupo pastoral do Terço dos Homens cresce. 

Inspiração que nasceu há mais de 20 anos com os padres Maurício e Luiz Carlos, a messe e os operários frutificaram lançando sementes para o surgimento também do Terço das Mulheres que passaram a se reunir nas quartas-feiras para rezar com a mesma devoção.

E lá estão eles, lavando o piso do templo e salão paroquial; lixando e pintando bancos e portas da igreja; consertando instalações e equipamentos avariados; carpindo e podando árvores no entorno da matriz. Tudo de forma voluntária, desprendidos, e contagiante alegria proativa.

A lista de atividades não estaria completa se não mencionarmos as ações solidárias ad extra que o grupo se dispôs a realizar: serviço de estacionamento em festas beneficentes; campanhas de arrecadação solidárias à outras entidades; participação em celebrações e sacramentos nas comunidades e capelas, como fiéis escudeiros em quem o pároco de Brasilândia, sempre pode contar.

As ações realizadas por esses servos manifestam, sem dúvida, o zelo que devemos ter com as coisas do Alto. Da mesma forma, somente o Pai, que está no Céu poderá mensurar e abençoar estes seus filhos.

Filhos que, em rede de WhatsApp são capazes de, rapidamente, mobilizar dezenas de cidadãos e pais de família, de operários a empresários, e reuni-los, a exemplo de Jesus de Nazaré que também partilhou da mesa com os comensais na festa da Liturgia da vida, prenúncio do Reino prometido que virá, fruto de nossas Ações e Orações.

Parabéns Pe. Ronaldo, Serginho, Cido, Coxiba, Deomir, Marcos, Edi, Firmino, Guilherme, Guincho, Tonho, João, Jorge, Soriano, Quintino, Júlio, Lucas, Lúcio, Luilson, Luiz, Mauricio, Nico, Nivaldo, Jefin, Deley, Rafael, Zuque, Samuel, Silvério, Valdecir, Max, Adilson, Ailton, Alaor, Nezinho, Anderson, Toninho, Beto, Carlos, Dalmo, Danilo, Diego, Dirceu, Gabriel, Eder, Aparecido, Edinaldo, Edmilson, Edson, Enzo, Geferson, Geraldo, Gilberto, Helton, Henrique, Hilton, Idalécio, João, Fábio, Bueno, Zé, Leandro, Léo, Luciano, Manoel, Milton, Paulo, Pedrinho, Renato, Rodrigo, Sandrinho, Vagner, Valdionor, Vitor, Wilson, entre tantos outros que integram esta legião de arautos. Deus os abençoe.


Brasilândia/MS, 09 de dezembro de 2023. Dia de São Juan Diego Cuauhtlatoatzin e a Nossa Senhora de Guadalupe.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário