quinta-feira, 31 de março de 2022

Tem veneno? Quero saber!

 

TEM VENENO? QUERO SABER!

Ronaldo de Souza Costa / Carlos Alberto dos Santos Dutra



 



No mês de abril de 2019 reproduzimos uma série de artigos sobre o problema dos agrotóxicos na água que o brasileiro está consumindo, notadamente o cidadão sul-mato-grossense. 

O dilema da água e os agrotóxicos - Parte 1

O dilema da água e os agrotóxicos - Parte 2

O dilema da água e os agrotóxicos - Parte 3

Agrotóxicos: Quem são eles?


E eis que agora, em boa hora o tema em nível estadual é retomado pelas mãos de Ronaldo de Souza Costa, através de um imperativo abaixo assinado que propõe que o Mato Grosso do Sul tenha Laboratórios de Toxicologia para realização de análises toxicológicas humanas, animais e ambientais.

Para tanto, a iniciativa está recolhendo assinaturas no intuito de sensibilizar o poder público para que as Secretarias de Saúde de Estado e Municípios, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas, Conselhos Estadual e Municipal de Saúde exerçam pressão sobre o Governo para criar um laboratório em todas as macrorregiões do Estado.

Ou, no mínimo, diria eu, dando condições ao Laboratório Central - LACEN, do Estado de Mato do Sul, equipando-o, profissional e tecnicamente, para que realize exames físico-químicos da água e dos produtos que consumimos.


Leiam o Enunciado e Assinem a Petição Pública abaixo:

Abaixo Assinado pelos Laboratórios de Toxologia em todas Macroregiões de Mato Grosso do Sul.

http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR123831

Nós nos alimentamos com alimentos mediante utilização de substâncias químicas as mais diversas, pesticidas/agrotóxicos, organismos geneticamente modificados/transgênicos.

Bebemos água e líquidos que hoje são verdadeiras diluições de substâncias químicas, coquetéis químicos, inclusive com presença de veneno “dentro dos limites da normalidade”.

Que limites de normalidade para a presença de venenos na água que bebemos são esses? São os limites de imposição à garantia de adoecimento lento e morte, sem direito à diagnóstico causal.

O nosso ambiente, a terra, a água, e o ar estão sabidamente contaminados, com a permissividade dos governos. Os governos aplicam a falta de controle sobre os contaminantes de pessoas, de animais, da terra, da água, do ar e do solo, propositadamente para sustentar os interesses lucrativos de uma agricultura de latifúndio, poluente, incapaz de sustentar a população brasileira em suas necessidades de alimentos, tanto na qualidade, quanto na quantidade.

Para piorar a situação tramita no Senado o PL 6.299/2002 do Veneno, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, facilitando a produção e comercialização de agrotóxicos, estabelecendo normas que o Estado não terá condições de cumprir, porque não tem estrutura de pessoal, nem física e nem estrutural para permitir o seu cumprimento.

Os estados, grandes regiões, e municípios com grandes populações e complexidade do sistema produtivo precisam de ter, obrigatoriamente, laboratórios de toxicologia capazes de analisar a presença de agentes tóxicos nas pessoas, nos animais e no meio ambiente.

As matrizes econômicas industrial e agrícola geram riscos à saúde de trabalhadores e trabalhadoras do campo, populações das cidades, por causa do uso indiscriminado de substâncias químicas, agrotóxicos, expondo populações e o meio ambiente a riscos químicos, que hoje, em MS, não podem ser identificados. O Estado de MS não possui Laboratórios de Toxicologia de alta complexidade capazes de analisar amostras humanas, animais e ambientais para identificar intoxicações e poluições ambientais.

Esse Abaixo Assinado visa assegurar a Garantia prevista na Constituição Federal, da Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado. O primeiro direito que temos é o de não sermos expostos a riscos sabidamente tóxicos e causadores de doenças, disfunções orgânicas/endocrinológicas e câncer, dentre outras. Em havendo exposição aos agrotóxicos, temos direito de saber a que estamos expostos, temos direito a ter o diagnóstico das intoxicações que acometem o nosso território e o nosso corpo.

Assine esse abaixo assinado pela Instalação de todos Laboratórios de Toxicologia necessários ao diagnóstico das pessoas e do meio ambiente em Mato Grosso do Sul, capazes de analisar e diagnosticar, em tempo compatível, intoxicações de todos os tipos de substâncias químicas.

Compartilhe esse abaixo assinado. Vamos entregar esse documento como Denúncia Pública às instituições de saúde, aos ministérios públicos, exigindo os deveres do estado de eliminar todos os riscos à saúde possíveis; controlar e eliminar com processos e instrumentos os riscos inevitáveis; diagnosticar, tratar, assistir, reabilitar e garantir seguridade social para os inválidos.

Pelos Laboratórios de Toxicologia em Todas Macrorregiões de Mato Grosso do Sul!

Saúde, Direito de Todos, Dever do Estado!

Acesse e Assine:


http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR123831


Brasilândia/MS, 31 de março de 2022.

Foto: Bioemfoco.com.br

Um comentário:

  1. O Agro Tóxico em nosso estado sempre foi motivo de discussão em eventos de debates sobre saúde, mas que ainda e preocupante o uso de Agro Tóxico de forma descontrolada e abusiva.

    ResponderExcluir