quinta-feira, 22 de agosto de 2024

 

Prof. Vitor: a história, a união e a luta.

Carlos Alberto dos Santos Dutra


 

Corria o ano de 2006 e o desafio estava posto. Abrir uma fresta por onde aquela estreita porta deixasse passar os sonhos do povo. Chamadas de nanicos à época, lá estavam aquelas siglas estranhas para alguns, mas que ousavam romper com a lógica e o silêncio que tudo corrompia e abafava a sua volta. 

Os conceitos de neoliberalismo, globalização e capitalismo selvagem, ninguém mais ousava questioná-los, vez que já se encontravam por demais colados à pele de cordeiro que nos cobria a todos. 

E eles estavam lá, PSOL e PSTU (1), erguendo a voz, abrindo espaço para que o Mato Grosso do Sul permitisse falar os calados, e também desfraldar suas bandeiras, liberdades e sonhos para uma nova ordem social. 

Hoje, passados 18 anos de estrada, recuos e avanços de companheiros e camaradas, a coragem recupera o fôlego da esperança, colorindo novamente a face dos que vivem à margem, nas palavras, ideias e ações de um jovem professor, que ousou dar as mãos àqueles que a vida não deixou calar. 

Desinquietou-se, fazendo ir mais longe o grito que nada mais é do que o eco do som que se ouve nas ruas, nas praças, no campo e cinturões da periferia da cidade. 

Não. Não esperem que a bandeira intrépida verde e amarela tremule e quebre vidraças desafiando a ordem e o bem comum. Não. Não acreditem no discurso retrógrado daqueles que se arvoram contra a conquista de direitos e desconhecem a força do verbo unir e lutar. 

O desafio eleitoral dos pequenos contra os grandes e poderosos sempre existiu e existirá. O que nos alenta, entretanto, é saber se assimilamos aquela sábia lição de Davi contra Golias: --Davi, seu inimigo é muito grande; não podes vencer. –-Sim, Golias é muito grande; não tenho como errar!, disse confiante, segurando a sua funda. 

Hoje, em Três Lagoas, um professor aniversaria e o maior presente que deveria receber, é ele, entretanto, quem dá. Lança-se de braços aberto à causa maior que acredita e faz uma legião também acreditar. 

Vencido o medo, o preconceito e o estigma imposto pela sociedade, demonstra que a política partidária não é coisa de gente egoísta interessada somente no status quo que pode ser tocada ao sabor do vento que alimenta o famigerado desenvolvimento transnacional. 

Parabéns Professor Dr. Vitor Wagner Neto de Oliveira. Feliz Aniversário e Parabéns pela vida colocada a serviço da academia, do trabalho e da luta por uma Três Lagoas e um mundo melhor.

 


Brasilândia/MS, 22 de agosto de 2024.

(1) Cf. https://youtu.be/kTtjuaDO9zk


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário