O Dia Mundial da Água e a nova Secretaria de Meio Ambiente e Turismo
Carlos Alberto dos Santos Dutra
Vivemos hoje um grande desafio que deverá ser enfrentado com coragem e determinação por esta governança que inicia: as exigências climáticas que estão na ordem do dia e reclamam ações urgentes de mitigação e nos impelem a desenvolver ações e projetos sempre novos de proteção ambiental.
Sobretudo em relação aos recursos hídricos que são lembrados nesta data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para refletirmos sobre a sua importância, uma vez que a água é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Momento para lembrar da urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.
A Prefeitura Municipal de Brasilândia, através de sua mais nova Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo-SEMATUR, reafirma seu compromisso na defesa do meio ambiente, envidando todos os seus esforços em ações que contribuam para a preservação da água orientando a comunidade a preservar os recursos hídricos, garantindo que eles não faltem no futuro.
São ações já delineadas no Plano de Governo da Prefeita Márcia Regina do Amaral Schio, seu vice Fábio Toledo Leite da Silva, e seu Secretariado, que vão desde a qualidade e preservação do curso d’água dos nossos rios e córregos, até o monitoramento e fiscalização do uso do solo, da vida das florestas, e das áreas de preservação ambiental.
Em matéria do Meio Ambiente, bem sabemos, somos todos dedicados aprendizes cujas melhores iniciativas e práticas deverão passar pela educação ambiental, o que só será conseguido se caminharmos de mãos dadas com quem vai no mesmo rumo, no rumo do bem estar econômico, social e ambiental desta comunidade.
A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do mundo, deixa clara a sua importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas. Apesar de nosso planeta possuir grande quantidade de água, nem toda ela está disponível para consumo humano. Somente 2,4% da água é doce e apenas 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida.
O município de Brasilândia deverá contar a partir de agora com uma equipe técnica, capacitada e, sobretudo, apaixonada pelo Meio Ambiente. E fará de tudo para desenvolver o potencial transformador deste lugar, o que será conseguido com o apoio de cada um dos moradores e de todos os segmentos desta comunidade que amamos.
Que tal começarmos a pensar em ações que contribuam para a preservação da água diariamente, como reutilizar esse recurso natural quando possível, não tomar banhos demorados, não jogar lixo nos rios e encostas e utilizar produtos de limpeza biodegradáveis. Assim, será possível preservar a água, garantindo que ela não venha a faltar.
Ao instituir o Dia Mundial da Água, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento apresentando pontos importantes sobre esse recurso hídrico. Conheça os 10 principais artigos desta declaração:
Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida
de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são
a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são
lentos, frágeis e muito limitados.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da
água e de seus ciclos.
Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é,
sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor
econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que
pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
Art. 8º – A utilização da água implica respeito à lei.
Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção
e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade
e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Que tal começarmos a construir juntos o futuro demonstrando o nosso cuidado e zelo com a água?
Brasilândia/MS, 22 de março de 2025.
Dia Mundial da Água.
Fonte: https://www.sema.ma.gov.br/p9740/
Bah mano...
ResponderExcluirMuito importante a publicação deste documento Declaração mundial do meio ambiente
É deveria ser cumprido com seriedade por todos...
Cuidar do meio ambiente não é uma obrigação dos líderes mundiais mas sim de todos....
É MAIS uma vez parabéns pelo belo trabalho que vens fazendo a secretaria Municipal do meio ambiente de Brasilândia...
Parabéns!!!
🙏🏻🌻🌈🍀
ResponderExcluirParabéns pelo texto e boa sorte e benção de Deus na sua mais nova secretaria🙏🏻🙏🏻🙏🏻Maria Inês Anselmo Costa
ResponderExcluir