sábado, 29 de março de 2025

 

O mundo mágico possível e o 1º Gabinete Itinerante no Mutum

Carlos Alberto dos Santos Dutra


 



O brilho no olhar e o rosa estampado na face das crianças, no contexto de uma multicolorida gincana cultural, acolheu a todos que lá chegaram naquela manhã de outono no longínquo Assentamento Mutum. 

Distante da sede do município de Brasilândia/MS, cerca de 200 km pelo trajeto percorrido, a escola daquele lugar revestiu-se de uma contagiante alegria transformando alunos e professores, pais e colaboradores, em personagens de um verdadeiro conto de fadas, com direito à criativos adornos que desciam da cabeça aos pés fazendo-os flutuar na magia que inspiravam. 

A comitiva itinerante da Prefeitura Municipal de Brasilândia visitou a comunidade neste dia 29 de março de 2025 com o objetivo de apresentar a nova administração, seus secretários e servidores externando aos presentes a sua saudação de acolhida e também falar da disposição e empenho da prefeita Márcia Regina do Amaral Schio e sua equipe, de dar o melhor de si. 

Cada secretaria se dispôs a ouvir as demandas da população e também lhes oferecer alguns serviços que foram colocados ao alcance da comunidade, tais como atendimentos na área médica, odontológica, assistência social, defesa de direitos, emissão de documentos, informações jurídicas e apoio aos produtores, associações e empresários do lugar, entre outros. 

Foi o primeiro gabinete itinerante da nova administração e teve uma ótima aceitação pela comunidade. Uma demonstração de que o Assentamento Mutum não ficará invisível no campo das políticas públicas, fará parte de Brasilândia, apesar da distância, devendo participar da governança, através de suas instâncias organizadas e representativas, incluindo esta agrovila na rota do desenvolvimento. 

Enquanto as secretarias mais antigas que já se propuseram a oferecer serviços e soluções para algumas reivindicações da comunidade, a neófita secretaria de Meio Ambiente e Turismo, também ali esteve presente, e ouviu de integrantes do lugar as demandas referentes ao tema da ecologia. 

Visto ainda como um tema geralmente distante da preocupação dos moradores da zona rural, os olhos do secretário Carlito e secretário adjunto Pedrinho, lá presentes, durante o percurso de chegada ao lugar, puderam contemplar com satisfação extensas área preservadas por matas nativas no entorno e poucas áreas degradadas. 

As apresentações culturais e o saboroso almoço, com direito a doce de sobremesa servido a todos os presentes coroou o evento. E a tarde foi chegando em meio o brilho da decoração artesanal espalhada pelos corredores e jardins que enchiam de beleza o lugar. 

Os servidores agora recolhem seus pertences, fichas de atendimento, confeccionam seus relatórios e acenam em despedida aos últimos munícipes que permanecem no lugar após terem sido atendidos. 

O lugar aos poucos esvazia-se das folhas coloridas e os adereços festivos que mãos delicadas se esmeraram para construir. Mãe e filhos, diretora, coordenadoras, professoras e alunos se entreolham e sentem que algo importante fizeram e isso os enche de satisfação. 

Os carros e os ônibus se afastam levando servidores e profissionais consciente do trabalho que ali realizaram. Da próxima vez, muito ainda poderá ser melhorado. 

Enquanto a paisagem começa a deslizar diante de seus olhos, percebem que levam de volta para casa também um pouquinho do colorido mágico na lembrança do que representou este dia para aquele lugar. 


Brasilândia/MS, 29 de março de 2025.



Trajeto utilizado pelo Gabinete Itinerante:211 km




2 comentários: