quinta-feira, 29 de setembro de 2022

 

A cada 3 senadores, 1 responde processos criminais.

Ranking dos Políticos/Carlos Alberto dos Santos Dutra


 

Estamos bem servidos de políticos!

Atualmente, no Senado Federal, a cada três senadores, um responde algum processo judicial. Esta é uma característica do sistema político brasileiro que permite parlamentares que sejam considerados réus, que estejam sob investigação ou que já tenham sido condenados à prisão, possam legislar. Ou seja, eles têm o poder de criar e de votar leis que possam influenciar na vida do cidadão brasileiro.

Práticas como corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, peculato e crimes eleitorais estão no currículo de vários senadores. Por isso, ter consciência na hora de escolher em quem votar é fundamental para a mudança desse quadro. Porque é na escolha de um ou uma parlamentar ficha limpa, que a mordomia e o tal de foro privilegiado, uma das causas do problema, pode deixar de existir.

Ranking dos Políticos, organização, criada em 2012, que classifica os melhores e piores parlamentares em notas de 0 a 10 de acordo com os seus trabalhos realizados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com base em três critérios: combate à corrupção, a privilégios e a desperdícios.

No quesito antiprivilégios o Ranking leva em consideração o posicionamento dos parlamentares nas votações das propostas que têm grande poder de transformar a economia do Brasil. 

Enquanto que no antidesperdícios considera a quantidade de faltas e presenças nas sessões e reuniões plenárias, além do percentual da economia da cota parlamentar e da verba de gabinete. 

Por fim, na anticorrupção, é levado em conta as condenações de processos de direito público como improbidade administrativas, desvio de recursos e, até mesmo, corrupção.

Entre os parlamentares existem até alguns políticos que já foram condenados e continuam na ativa ou tentando se reeleger. Um escândalo!

Portanto, a ideia é informar quem são os que merecem continuar no Congresso e os que devem ser demitidos. Essa é proposta do Ranking: ajudar o eleitor consciente a fazer a escolha certa na hora de votar.

Confira os melhores e os piores deputados federais e senadores pelo Mato Grosso do Sul e demais estados do Brasil no portal Ranking dos Políticos:

https://www.politicos.org.br/ , clicar em Processos na parte superior da tela e aplicar os filtros para ter acesso aos conteúdos judiciais.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário