sábado, 14 de agosto de 2021

 

Capela Nossa Senhora de Fátima reinaugurada festeja o dom da vida que se renova.

Carlos Alberto dos Santos Dutra



Hoje, dia 14 de agosto de 2021 foi um dia de Graça. O coração de três gerações ali se encontraram para festejar um evento de fé numa celebração de vidas que começaram lá atrás, onde guardamos nossas melhores lembranças.

Desde o ano de 1957, quando o patriarca fundador de Brasilândia, Profº Arthur Höffig e um pequeno grupo de moradores se posicionaram sob o Cruzeiro instalado no ponto mais alto da cidade, que aquele povoado alimenta na fé sua esperança e força do Alto para impulsionar a vida.

Foram pontos de luz espalhadas pelo interior do município que brotaram ao longo dos rios Paraná, Verde e Pardo, desde a antiga Xavantina até o Porto João André, e que foram congregando devoções e preces em torno dessas comunidades rurais.

E lá estava ela: Nossa Senhora de Fátima, devoção do proprietário, construída e encravada no alto da colina, como que acolhendo as distâncias e estendendo os braços, abençoando a vida de cada um da colônia de moradores que ali aos poucos se achegavam, professando a mesma fé.

Devoção sempre nutrida, de quando em vez, pela passagem de um padre, um missionário, um frei, nestes tempos primeiros, onde a poeira da estrada ainda era escassa, e ainda abundante o verde dos campos e cerrados de meu Deus.

Entre paredes simples de madeira, altar e bancos confeccionados com o mesmo material é que o padre João Tomes ali celebrou como já fizera nas demais fazendas, onde igualmente capelas semelhantes a esta foram construídas ao longo dos anos, com todo o esmero e respeito pelos pioneiros que ali viveram.

Roda o moinho do tempo e cá estamos no ano de 1976 contando com a presença do padre Nilvo Pase, missionário lá do Rio Grande do Sul, juntamente com as irmãs Margarida e Abigail, da congregação das Irmãs de Jesus Crucificado, que administravam a Paróquia Cristo Bom Pastor, visitando a capela Nossa Senhora de Fátima, para a alegria dos moradores do lugar.

Mais um passo no relógio do tempo e, no dia 21 de abril de 1983, encontramos novamente a comunidade da Capela Nossa Senhora de Fátima em festa. O senhor Arthur Höffig, presente ao evento, fazia frente nas homenagens à padroeira da fazenda. Nestes dias após a missa, a propriedade sempre servia um delicioso almoço onde todos eram convidados.

Para a comunidade daquela época, a data foi por demais marcante. Isso porque, depois de um dia de graça e congraçamento, sete dias após, a sombra da tristeza haveria de cobrir o rosto de familiares, empregados e amigos do proprietário. Morria no dia 28 de abril daquele ano, vítima de um trágico desastre de avião, o benfeitor  Prof. Arthur Höffig.

A fazenda Nossa Senhora de Fátima, entretanto, sobreviveu ao tempo, sendo renovada a cada família de novos administradores e funcionários que chegavam e continuavam o sonho plantado há tantos anos pelo fundador do lugar. A capelinha, entretanto, depois de suportar o vento e a ação da chuva e do sol, aos poucos foi despedindo-se daqueles tempos áureos vividos.

Mas quando, tudo parecia perdido e, antes que a última taboa de suas paredes beijasse o solo que abençoou, eis que mãos de toque divino e braços de solidariedade a ampararam e a levantaram. Toda nova, maravilhosa, a nova Capela devolvia ao lugar a dignidade e santidade que o tempo não havia roubado do coração de seus filhos.

Pelas mãos de um artífice de coração doce chamado João, um homem generoso e contando com a colaboração de uma equipe e comunidade trabalhadora, a padroeira do lugar, hoje, passados 64 anos, novamente brilha. É reinaugurada, consagrada e celebrada a Capela Nossa Senhora de Fátima.

E tudo isso num dia muito especial. Na mesma data do aniversário de 18 anos do bisneto do Sr. Arthur Höffig, o jovem José Victor Schultz Hofig Ramos, eis que é festejada a reinauguração desta Capela, na presença da família Hofig Ramos, amigos e do padre Fábio Oliveira...

E todos aqueles que nunca descuidaram da fé, e de acreditar n’Aquele que sempre deitou os olhos de proteção e de bênção a seus filhos. Porque Deus ama, a quem dá com alegria. Salve Nossa Senhora de Fátima! Parabéns família Hofig Ramos!

Brasilândia/MS, 14 de Agosto de 2021.



 

 

 





















Fotos: Vanderleia Aparecida Butzh e Luana Alencar (Facebook, 14.Ago.2021).

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho dedicação q Deus abençoe a todos e a todas que contrubuiram 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir