quinta-feira, 16 de setembro de 2021

 

Que meus cabelos façam alguém sorrir.

Carlos Alberto dos Santos Dutra



A perda de cabelo para pacientes em tratamento de quimioterapia contra o câncer pode ser uma realidade. Sem dúvida, sobretudo para as mulheres, isso não deixa de ser um trauma a mais, afetando a sua autoestima.

O quadro fica ainda mais severo quando se trata de crianças e jovens, faixa etária da vida quando a aparência e o convívio social é por demais exigente e influenciado por um senso comum que, no mais das vezes, prima pelo padrão estético e beleza física das pessoas.

Para ajudar a amenizar essa situação, existem instituições que recebem doações de cabelo, que são depois encaminhadas à associações que se dedicam a confeccionar perucas e doá-las. Acima de 20 centímetros já é possível doar.

Segundo informações recolhidas na Internet, o cabelo que vai ser doado não importa se ele tem química ou é tingido. O que importa é o gesto.

Segundo a rede de salões de beleza Torriton Beauty & Hair, que é parceira de diversas entidades que recebem doações de cabelo, a orientação inicial é que se informe ao cabeleireiro que o objetivo do corte é a doação dos fios, devendo mantê-los presos com um elástico, com o cuidado para que não soltem depois de cortados.

Aqui em Brasilândia/MS, temos a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer-AVCC que, desde 1999, portanto há 22 anos, presta abnegado trabalho de apoio aos pacientes portadores de câncer, auxiliando-os e os conduzindo ao hospital especializado e casa de repouso instalada próximo ao Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, para tratamento.

Essa entidade, aqui na Cidade Esperança, também recolhe cabelo para a confecção de perucas. E diversas pessoas, nos últimos anos, têm feito generosas doações, o que a entidade, agradece. Doações, na maior parte das vezes, anônimas, porém, carregadas de sentimento altruísta e de benevolência.

Por se tratar de um gesto que pode ser fonte de inspiração para outras pessoas aderirem a essa corrente do bem e de colaboração, aumentando a oferta de generosidade, achei por bem tornar público essa minha doação.

E por dois motivos:

Primeiro, por se tratar de uma porção de cabelo que foi cultivado por um homem, durante dois anos e as madeixas bem que lhe causaram admiração e até beleza. 

E segundo, por ser um gesto de carinho ao próximo, que traz satisfação pessoal a quem doa. Além de mudar o visual, você dá um destino nobre de parte de você que trará alegria a alguém.

São motivos suficientes para divulgar esse gesto de desapego e generosidade. Mais do que o valor econômico que a venda do cabelo possa representar, nossa doação tem o intuito de amenizar um pouco a dor de alguém, que é nosso irmão, neste processo de tratamento. E também nos tornar felizes.

Brasilândia/MS, 16 de setembro de 2021.




A parte do cabelo doado alcançou a medida de 48 cm.


11 comentários:

  1. Parabéns pelo gesto mano querido com certeza vai trazer conforto e beleza a quem usar este uma peruca deste seu cabelo que te fez especial e muito gato.....e que teu gesto seja seguido por mais pessoas....grande abraco

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meu amigo..vc sempre nos surpreende.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, isso é muito importante na vida do ser humano, ter amor e benevolência ao próximo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carlito por essa nobre atitude, que ela seja exemplo para outros.

    ResponderExcluir