Os
cientistas do amanhã diante de nossos olhos.
Carlos
Alberto dos Santos Dutra.
Dizem
que escrever é que nem se coçar. Depois que começa é impossível parar. Mas como
ficar calado diante de tanta coisa acontecendo a nossa volta? Quantas coisas
maravilhosas e edificantes diante dos nossos olhos enquanto muitos continuam
presos à intrigas que só alimentam o desânimo e o descrédito no ser humano?
Pois é contra essa ideologia da desesperança, de só levar vantagem e só ver o
lado negativo das coisas, que as letras do articulista se rebelam e insistem em
saltar do teclado espraiando sua verve no papel como se fosse uma prancha de
surf avançando em direção ao imenso mar azul que ainda cobre as fibras de
nossos corações de marinheiros.
A noite do dia 28 de novembro daquele ano de 2014 prometia ser animada. O
anfiteatro do Centro Cultural Senador Ramez Tebet logo se tornou pequeno para o
evento. Pais e filhos, professores e monitores da Biblioteca SESI Indústria
do Conhecimento nesta noite presenciaram algo inédito em Brasilândia.
Acontecia neste dia um encontro histórico entre o presente e o futuro, encontro
digno de dar inveja à National Aeronautics and Space Administration-NASA.
O evento, uma simples entrega de certificados, diplomando concluintes de um
curso e uma turma de alunos, aparentemente somava-se a mais uma dessas
cerimônias que as autoridades municipais estão cansadas de promover, mormente
numa cidade que no último lustro se notabilizou em preparar muito bem sua mão
de obra e valorizar o aprendizado profissional e cultural de seus munícipes...
adultos.
Mas, na verdade, o que presenciávamos não era mais uma cerimônia, mas a
cerimônia, pois estava marcando naquele momento a vida de 68 crianças que
cumpriram não um curso qualquer, mas a temporada amarela do Programa Genius
Robotic, desenvolvido pela Lego Education, programa dirigido ao
público infanto-juvenil focado no desenvolvimento de habilidades, competências,
atitudes e valores para a vida, com forte ênfase em liderança e
empreendedorismo, com o mérito de alimentar desde cedo as potencialidades das
crianças.
Nem sempre valorizamos nossas crianças como elas merecem. Na maioria das vezes
as nivelamos por baixo, pelas piores notas, pelos defeitos e pelos erros
cometidos. Com raras e honrosas exceções, as promovemos à grandeza, à sabedoria
e ao conhecimento. Esse, porém, não é o caso da elite pensante da urbe que lá
se encontrava nesta noite memorável. Acima da classe social, etnia ou credo, o
que vimos ali foi um espetáculo de conhecimento e grandiloquência. Mais que
isso: vimos mãos de crianças manipulando o futuro e o amanhã com os pés firmes no
hoje desta terra fundada há 50 anos por Arthur Hoffig.
Nas palavras da secretária municipal de educação da época, professora Floriana
Débora de Souza Ladeia, representando o prefeito municipal, Jorge
Justino Diogo, os presentes puderam conhecer melhor o programa e adentrar o
mundo da tecnologia já vivido e partilhado por aquelas crianças especiais que,
todas sorridentes, exibiam com orgulho poder apresentar e ser apresentados a
seus pais como futuros cientistas.
Por
meio de aventuras robóticas em formato de histórias em quadrinhos e baseadas na
metodologia do aprender-fazendo, as crianças e os jovens estão sendo
estimulados a resolver situações-problema vivenciadas pelos personagens e a
desenvolver soluções criativas e inovadoras para as questões propostas,
em síntese disse.
A cerimônia, entretanto, ainda reservou uma agradável surpresa. Algo incomum
ocorreu, contrariando o que geralmente acontece em eventos oficias, quando
pseudopolíticos se alongam em enfadonhos discursos e arrazoados distantes de
tudo e de todos. Foi dada a palavra às crianças que puderam dizer suas
impressões sobre o programa e a experiência comum que viveram.
Sem dúvida o ponto alto da festa: ouvir dos beneficiados, sem ensaios e
deixando a voz do coração falar mais alto o que essas atividades semanais
cercadas de zelo pelas monitoras representaram para suas vidas, seu aprendizado
e consciência cidadã. Uma mãe também falou do significado e importância do
projeto no aprendizado, resultando mudanças de comportamento e amadurecimento
dos filhos, sentimento esse comungado pelos demais pais e educadores.
Também se pronunciou a professora Maria Cristina Alves da Silva, representando
as monitoras professoras Benedita Laurinda Cardoso, Vilma Galli Dutra, Leila
Datore Schio, Suely Fernandes Costa e a colaboradora Gilda Gomes da Cruz,
explicando aos presentes a dinâmica dos encontros e a abrangência do ensino ali
ministrado.
Falou que os módulos eram compostos por episódios, conduzidos por meio de uma
aventura central e aplicado às turmas, de forma individualizada, por educadores
certificados pela Lego Education, que foram capacitados, sendo que as
aulas foram desenvolvidas por meio do uso integrado de material de robótica -
bloco Lego programável, motores, roldanas, engrenagens e sensores - e dinâmica
de aprendizagem com foco no trabalho em equipe, gerando para os alunos uma
aprendizagem sólida e significativa de forma lúdica, estimulante e divertida,
explicou.
Diante de todos ali se encontrava a elite intelectual de hoje e os cientistas
do amanhã de nossa cidade, sendo capacitada nos conceitos tecnológicos por meio
de aventuras e construção de robôs, quem diria. Maior felicidade sentiu quando,
um a um, foram receber o diploma sendo anunciados pela chefe de cerimônia, a
assistente social Dalreny Dourado Junqueira, todos sorrisos. Carinhosos
e dando demonstração de afeto e respeito às monitoras, foi lindo vê-los
abraçarem-se, indo alguns às lágrimas, tamanha a emoção.
Quando as crianças voltaram para casa, carregando junto de si o pequeno diploma
amarelo conferido pela Oficina de Tecnologia Franqueadora Ltda, empresa do
grupo Zoom, distribuidor exclusivo da Lego Education no Brasil,
certificando a sua participação no programa Genius Robotic, elas não
eram apenas a alegria de seus pais e professores.
Mais do que uma ação da FIEMS/SESI de Mato Grosso do Sul que o governo
municipal de Brasilândia desenvolveu na cidade, a noite para aquelas famílias
representou um momento de fé e fortalecimento dos laços que os unia, uma
espécie de oração, pautada no respeito e admiração a esses pequenos gênios:
primeiro passo para que essas crianças com idade entre 7 e 11 anos se engajem
no mundo da ciência e da tecnologia, preparando-se para buscar soluções às
questões de hoje e do amanhã para o Brasil e a humanidade.
Fonte:
DUTRA, C.A.S. Diálogos impertinentes e crônicas de adeus, Brasilândia/MS, 2020,
pág. 93.
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