quarta-feira, 1 de março de 2023

 

Relembrando a história da Associação Recreativa Master-ARM.

Carlos Alberto dos Santos Dutra



Uma das associações mais antigas de Brasilândia acaba de ser declarada de utilidade pública, o que foi consubstanciado pela Lei nº 3000/23, de iniciativa do vereador Édson Pereira Costa (Edinho do Master), no dia 27 de fevereiro de 2023 último. 

O número da lei é emblemático pois simboliza e rememora os 33 anos de existência da Associação Recreativa Master-ARM, criada em 25 de abril de 1990, sendo que sua primeira Ata, a de constituição oficial, consignou a data 15 de abril de 1991 como de sua fundação. 

Segundo consta o surgimento desta entidade se deu a partir de um grupo de ex-atletas dissidentes da Associação Recreativa União-ARU que não concordaram com a participação de alguns atletas que não haviam atingido a idade para ser considerados veteranos. O primeiro presidente da entidade foi Osvaldo Benedito Guerino (ex-gerente do Banco do Brasil) e o segundo presidente foi Mauro Alves de Oliveira. 

Depois vieram os dirigentes Donizeth Rodrigues, Alcides Lopes e Marcos Roberto Lopes, popular Beto da Maurimar (vice-prefeito) que administrou a entidade no período de 1993 a 1996 na gestão da prefeita Neuza Paulino Maia. Sua diretoria, até o mês de janeiro de 1996, teve também como presidente, Carlos Alberto do Amaral; vice-presidente: Cleudenide Ferreira de Freitas; tesoureiro: Antônio Jonas Vicente; e 1º secretário: Luiz Alberto (Luizinho). 

Em abril de 1996 tomou posse a nova diretoria formada pelo presidente: Marcos Roberto Lopes; vice-presidente: José de Souza Brito; 1º tesoureiro: Arvelino Dias do Vale; 2º tesoureiro: Arnaldo da Silva Oliveira; 1º diretor social: Luiz Flumian; 2º diretor social: Antônio Pescoço; diretor patrimonial: Joaquim Pinto Nunes (Maritaca); conselho fiscal efetivo: Elizeu Soares, Venildo Lemes Capela; conselho disciplinador: Francisco Dias Neto; Ricardo G. Santana; 1º escalador: Pedro S. Gonçalves; 2º escalador: Clóvis Araújo Barbosa 

Fato histórico para a Associação Recreativa Master nestes tempos primeiros foi quando se deu a inauguração do campo de futebol que ocorreu no dia 5 de março de 1995. Evento que causou imensa satisfação e orgulho aos membros da entidade uma vez que ela veio a ser a primeira agremiação particular, na área urbana, a ter o seu próprio campo de futebol, situado nas margens da então rodovia MS 395 Julião de Lima Maia, próximo ao Estádio Municipal Joaquim Cândido da Silva.  

Entre as festividades que notabilizaram a entidade recorde-se a realizada no mês de novembro de 1999 quando aconteceu o tradicional Bingo de Final do Ano com o sorteio de diversos prêmios que, sob a presidência de Dr. Alberto Kobayashi, sempre muito festivo, anunciava os ganhadores dos prêmios. Numa dessas ocasiões os ganhadores das bicicletas foram para as cartelas sorteadas de Paulo Jorge Cavalcante e José da Silva Alves, popular Cochiba 

De outra feita, noticiou a Imprensa na época, duas televisões em cores foram sorteadas: uma para a senhora Leonora Pereira de Oliveira e seu esposo José Serafim Uchoa, popular Dedé, e outra para Diego Assis de Alencar. Num tempo de fartura de prêmios, a lista naquele ano ainda sorteou três motocicletas: uma Ariane Ribeiro Gonçalves; outra para 3 cartelas pertencentes a Gisele Gomes, Viviane Lopes em parceria com Juliano Silva Sacha e José Luiz Rodrigues; e outra para Nelson Bertipaglia Júnior 

A partir de 2001, a Associação Recreativa Máster começou a realizar com muito glamour o seu Jantar Dançante, na nova sede sito a Avenida Manoel Vicente, nº 1205. No ano de 2004, o 3º Jantar Dançante aconteceu no dia 10 de abril com início às 21 horas. Segundo a imprensa na época o Jantar Dançante já havia se tornado uma tradição no município, festividade que já estava inserida no calendário anual de eventos da cidade. Este Jantar Dançante contou com música ao vivo e os cem convites colocados à venda todos foram vendidos.  

..........

A história completa da ARM e outras Associações, Clubes e Sindicatos o leitor encontra no Volume II – Patrimônio, da coleção História e Memória de Brasilândia/MS que está sendo distribuído pela Câmara Municipal de Brasilândia às entidades, instituições, escolas e bibliotecas de nossa cidade. Também se encontra disponível para consulta na Biblioteca Municipal Profª Abadia do Santos, no Centro Cultural Ramez Tebet em Brasilândia.

Brasilândia/MS, 1º de março de 2023. 

Foto: - Contemplado com a 2ª TV Color: Diego Assis Alencar recebendo o abraço do presidente do Máster, Alberto Kobayashi (Jornal de Brasilândia, 1999).




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário