sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

 

Seny Godoy, a nova escritora de Brasilândia

Carlos Alberto dos Santos Dutra






Neste sábado, dia 20 de janeiro, Brasilândia abraça mais um de seus talentos: a escritora Seny Godoy. Como é bom respirar os ares da cultura, em especial a literatura, pois afinal, foi através dos livros que o conhecimento e o saber ganharam o mundo. Exemplo maior a Bíblia Sagrada, o livro mais editado e lido em todo o planeta. 

Brasilândia sempre foi uma sementeira de talentos que se destacaram ao longo do tempo. Resiliente, como todos sabemos, a Cultura é dinâmica e o talento e seus artistas não se aprisionam em gaiolas. Eles precisam voar. Se uma porta se mostra estreita, o que permite passar apenas alguns, os escritores sempre buscam outras saídas. E os frutos começam a surgir. 

Vencida a etapa dos pioneiros do livro: Carlito Dutra (O Mendigo das Estrelas) e Patrícia Acunha (Conhecendo a minha rua), novos nomes foram surgindo e suas obras literárias vindo à lume. Dificilmente agraciados pelo patrocínio e apoio cultural, a maior parte dos livros foram editados com recursos dos próprios autores. 

Entre os que venceram os percalços da escrita-edição-publicação de suas obras e galgaram o caminho do êxito, podemos mencionar alguns heroicos autores, brasilandenses de coração, que por aqui publicaram suas obras: Luiz Carlos Mucci Jr. (Transparência na relação médico-paciente); Laura Dutra (História de um amor comum); Marissandra Inácio (O amor que vence preconceitos); Fernanda Monteiro (Rompendo as fortalezas da mente, In Prosperidade Feminina); Tainá de Oliveira (Educacion em Derechos Humanos y Democracia em América Latina y el Caribe); José de Souza Koi (Dicionário Escolar Bilingue Ofaié), entre outros. 

Neste sábado, portanto, chegou a vez de outra brasilandense de coração deixar sua marca nesta terra com um belo texto de sua lavra: Seny Godoy, é a grande homenageada deste dia. 

A ela, pois, todas as atenções serão dirigidas no evento que ocorre no anfiteatro do Centro Cultural Ramez Tebet. Momento em que ela apresenta para a comunidade brasilandense a sua obra prima: o livro “Silvanda, seu nome é família”, da qual tive a honra de editar e redigir o prefácio.  

Alguém poderá se perguntar: Quem é Seny Godoy. De onde ela vem? O que ela faz aqui? Pois bem, esta senhora, Seny Aparecida de Oliveira Godoy Morais é natural de Anaurilândia/MS, tem 60 anos e é uma eterna apaixonada pela leitura. Esposa, mãe e professora coordenadora na rede municipal de Educação e Cultura de Brasilândia/MS, com formação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Primavera-CESPRI. 

Possui pós-graduação lato sensu em nível de Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Pinhais-FAPI; em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade de Venda Nova Imigrante-FAVENI, e em Gestão Educacional pelo Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR. “Silvanda: seu nome é família” é sua primeira obra literária, ora publicada. 

Sobre o seu livro, no Prefácio encontramos a seguinte homenagem: “Existem histórias de vida e lembranças que guardamos na aba do coração. Estão lá no fundo, encobertas pelo manto da distância e do tempo. Mas de quando em vez essas recordações nos tomam de assalto e explodem no peito nos arrebatando para os braços da saudade e das memórias. 

Neste livro a autora, Seny Godoy, faz esse trajeto de uma forma singular: saltitando com as palavras sobre as folhas brancas do papel pontuando e preenchendo-o suavemente com os acontecimentos de uma vida que os olhos nem sempre contemplam e recordam o trajeto percorrido. 

No curso de uma linda história de vida, onde essa professora adentra aos nuances do cotidiano vivido pela sua família, vale-se dos pequenos detalhes que são descritos com zelo e beleza de uma mestra, para prestar uma homenagem a seus pais, irmãos e amigos de sua infância. 

Em especial, descreve e dedica essa história à sua irmã Silvanda, a quem confere todo o mérito, esforço e dedicação, que edificou a família tão bem descrita nesta obra e que remete o leitor a revisitar também sua história. 

A homenageada é a mana Silvanda -- que dá título  à obra --, mas o perfume de gratidão que exala das palavras e a fidelidade com que a autora e suas colaboradoras Silvéria e Maria José relatam os acontecimentos, transcende os laços de família; aninham-se felizes no coração de quem, em algum momento, viveu esses momentos ou se deixou tocar por eles”. 

O resto de sua história o leitor poderá encontrar nas páginas do livro que a autora está lançando nesta data. E a melhor forma de fazer isso é deitar os olhos sobre as ricas lembranças e memórias de sua família, que ela mesmo conta...


Brasilândia/MS, 19 de janeiro de 2024

 Foto: Seny Godoy/Leandro Noronha; 

Para adquirir o livro “Silvanda, seu nome é família” acesse: Silvanda, seu nome é família, por Seny Godoy - Clube de Autores.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário