Paróquia Cristo Bom
Pastor, 54 anos de uma linda caminhada de fé.
Carlos Alberto dos
Santos Dutra
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
É com o coração transbordando de gratidão e alegria que nos reunimos hoje, nesta Santa Missa de Ação de Graças, para celebrar uma caminhada de fé profunda, construída com dedicação, amor e espírito comunitário: os 54 anos da nossa querida Paróquia Cristo Bom Pastor de Brasilândia.
Toda grande árvore começa com uma pequena semente. A nossa história remonta ao dia 21 de abril de 1957, quando, sob os pés de uma cruz batizada de "O Cruzeiro", o povoado de Brasilândia se uniu para a sua primeira missa campal, rezada pelo padre tchecoslovaco João Tomes, na presença do patriarca e fundador Arthur Höffig.
Naquele dia santo, o padre João elevou aos céus uma prece profética: "Ó bondoso Deus, olhai para este povoado de Brasilândia. Fazei crescer aqui uma igreja forte e que ela receba o nome de Cristo Bom Pastor". Deus ouviu esse clamor.
O tempo passou e o povoado cresceu, amparado inicialmente pelo atendimento espiritual que vinha da Diocese de Campo Grande. Mas a nossa história não foi feita apenas de orações nos altares; ela foi tecida no dia a dia, nas dores e nas necessidades do nosso povo.
Lembramos com carinho da carência de saúde que afligia a comunidade. Da sensibilidade de um grupo de mulheres nasceu a coragem de pedir socorro. Diante da falta de médicos e parteiras no primeiro posto de saúde do município — criado em 1965 pelo prefeito José Francisco Marques Neto —, a união entre a prefeitura e a Igreja buscou uma resposta concreta para o cuidado da vida.
O padre João interveio e o Bispo Dom Antônio Barbosa abraçou a causa, formalizando um pedido à Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Assim, no dia 25 de junho de 1972, a Paróquia Cristo Bom Pastor foi oficialmente instituída, desmembrada da Paróquia de Santa Luzia de Três Lagoas.
A partir daquele momento festivo, que reuniu tantas autoridades civis, militares e eclesiásticas na praça chamada na época Praça dos Fundadores, vivemos uma experiência pioneira e belíssima quando a Diocese de Três Lagoas ainda nem existia e a Paróquia Cristo Bom Pastor estava vinculada à Diocese de Campo Grande: por dez anos, nossa Paróquia foi inteiramente confiada às mãos zelosas dessas irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Elas se transformaram em verdadeiras vigárias paroquiais, assumindo as atividades pastorais e sacramentais com um amor incomensurável.
Como não recordar da Irmã Abigail Dias Batista, nossa primeira coordenadora, que presidiu o primeiro batizado da pequena Dalvina Aparecida Alves e o primeiro casamento do casal Lourival e Neusa? Como esquecer a Irmã Célia Maria Simeão, que além de zelar pelas almas, atuou como parteira no posto de saúde, ajudando a trazer tantas vidas ao mundo?
Lembramos de cada uma das irmãs que por aqui passaram — Ana, Margarida, Cacilda, Zélia, Maria Aparecida, Diocenísia, Geni, Geralda, Judith, Maria de Abreu, Maria Benedita e Nair —, mulheres de fibra que plantaram o amor fraterno neste chão.
Nessa jornada pioneira, elas nunca estiveram sós. Foram amparadas pelo povo fiel e assistidas por padres dedicados, como o Padre Ubajara Paz de Figueiredo, José Faralosse, Nicolau Hames, Nilvo Floriano Pase, Antônio do Carmo Ribeiro, Hermes, Ernesto, Tomaz, Iglesias, entre tantos outros que ajudaram na formação inicial do nosso povo.
Essa semente plantada no passado continuou a dar frutos abundantes ao longo das décadas. A missão de guiar o rebanho do Bom Pastor foi abraçada por pastores dedicados que marcaram a nossa história recente. Lembramos com profunda gratidão do padre Lauri Bósio, que dedicou tantos anos de sua vida ao nosso meio, conduzindo esta comunidade com zelo e paternidade espiritual. Recordamos também o pastoreio e a dedicação do padre Luiz Mariano e do padre Fábio Alves, que doaram seus corações a este povo, deixando pegadas de fé e evangelização em nossa comunidade.
E hoje, dando continuidade a essa belíssima história de amor a Deus e ao próximo, expressamos nossa profunda gratidão ao nosso atual pároco, o padre Ronaldo Rodrigues. Com o mesmo espírito de serviço dos que o antecederam, ele renova diariamente o nosso compromisso de caminhar como Igreja viva, acolhedora e missionária.
Olhar para o Livro Tombo da nossa paróquia é ler a história das famílias pioneiras de Brasilândia. Nomes como o de seu José Sanches Castilho e dona Consuelo, seu Germino e dona Aureliana, seu Vicente e dona Niderci, seu Eliazel e dona Jurandira, seu Alfredo e dona Josefina, seu Pedro e dona Anizia, seu Aparecido e dona Josefa, a nossa querida dona Mocinha, e tantos outros casais como os Basso, os Fernandes, os Mingante, os Souza, os Dias e o primeiro presidente da comissão paroquial, seu Manoel Galdino de Souza, representam os alicerces vivos desta comunidade.
Hoje, ao celebrarmos este aniversário, nossa gratidão se eleva ao céu por cada batismo realizado, por cada matrimônio abençoado, por cada Eucaristia partilhada e por cada ato de caridade silenciosa que aconteceu sob o olhar do Bom Pastor. Somos uma paróquia nascida da fé, da saúde partilhada, da cooperação e do serviço ao próximo.
Que as palavras de
Dom Antônio Barbosa continuem a ecoar em nossos corações, inspirando-nos
a conservar sempre uma comunidade de culto, de amor e de serviço fraterno.
Rogamos a Deus que abençoe a todos os pioneiros, aos que já partiram para a
eternidade e a todos nós que hoje, guiados pelo Padre Ronaldo,
continuamos a escrever as páginas dessa linda caminhada de fé.
Viva a Paróquia Cristo Bom Pastor! Salve o Cristo Bom Pastor! Amém.
Brasilândia/MS, 25
de junho de 2026.
54º aniversário da
Paróquia Cristo Bom Pastor.
Publicado originalmente In https://carlitodutra.blogspot.com/2022/06/jubileu-dos-50-anos-da-paroquia-cristo.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário