quarta-feira, 3 de setembro de 2025

 

Tutti Delícias, o doce orgulho de ser brasilandense

Carlos Alberto dos Santos Dutra.










Olho para a fotografia e vejo um rosto feminino sorrindo ao lado do esposo e pessoas importantes ao seu lado. Olho mais acuradamente e vejo um par de olhos que brilham enquanto as mãos da mulher seguram um documento que a faz estremecer por dentro. Não, não é uma folha de papel qualquer. Isso porque nele se encontra impresso uma história, uma vida, e mais uma conquista. 

Corria o ano de 1996 e a agricultura familiar dava seus primeiros passos naquele lugar. Numa época em que a assistência técnica do município brotava pelas mãos de um técnico agrícola da antiga EMPAER chamado José Melo de Carvalho, obstinado e confiante na vocação que despontava, onde a agricultura familiar, empurrada pela CESP, colocava os pequenos sitiantes a frente de um imenso desafio. 

As primeiras sementes para o surgimento de um Conselho de Desenvolvimento Rural Associação de Produtores começaram a ser lançadas. E, ao longe, já se podia ouvir a bulha da mecanização agrícola sulcando os campos no preparo da terra em condições favoráveis aos pequenos produtores incentivando a agricultura familiar, aumentando a produção de alimentos, mudando a realidade de um reassentamento. 

Irma Aparecida da Silva Melo, a popular Tutti, recorda muito bem quando a colonização por ali começou desde a barranca do rio Paraná. Foi lá, em suas margens, ao som das águas que o branco do algodão cobria os campos em contraste com o verde da mamona, o cinza do amendoim e o amarelo do milho, o arroz, o barro das olarias e a pecuária de leite e corte... 

Com o rumor das águas da barragem de Porto Primavera, muitos acabaram por abandonar suas atividades transformando-se em subempregados, quando não boias-frias. Porém não todos. A instalação do Reassentamento Pedra Bonita promovida pela Companhia Energética de São Paulo-CESP, no ano de 2000, em meio aos desafios, acabou por fortalece-los na esperança. 

E dona Tutti estava lá. Ela e o esposo Getúlio. Naquele dia, há 24 anos, durante uma reunião que contou com a presença da então Secretária Municipal de Promoção Social, Márcia Regina do Amaral Schio, aquela lutadora, produtora rural, artesã do sabor e dos alimentos ali também se encontrava fazendo a roda do progresso girar. Quando então, o primeiro presidente da Associação de Moradores do Reassentamento Pedra Bonita - AMRPB, Gerivaldo Rosa de Moraes entregou o bastão a esta mulher, dona Irma revelou ao mundo a líder comunitária que ali habitava. Reivindicou óleo diesel para o preparo da terra, posto de saúde, escola, telefone público e água... 

Os ideais da antiga associação evoluíram vindo a nascer a Associação dos Pequenos de Produtores do Reassentamento Pedra Bonita -APPRRPB que seguiu empunhando as bandeiras e reivindicações da associação mãe presidida pela moradora Tutti até 2009, quando assumiu o novo presidente Arthur Mendes da Silva. 

Tudo isso para demonstrar o quanto esta mulher caminhou para até aqui chegar, tornando-a mais que merecedora do certificado que hoje recebe. O selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal-SISBI, do Ministério da Agricultura e Pecuária que lhe permitirá comercializar seus produtos em todo o Brasil, uma vez que o serviço municipal de inspeção está integrado em Brasilândia através da CODEVALE, sim, é um feito a ser comemorado. 

Irma Aparecida da Silva Melo, hoje, colhe o fruto do reconhecimento de uma semente plantada há 30 anos no canteiro de sua existência, e por muitas mãos de outras mulheres empreendedoras que lhe estenderam a mão, sempre em contato com o calor e o clamor da terra, sob a benção do Deus da vida, a quem serve na Capela Nossa Senhora Aparecida na sua comunidade da Pedra Bonita. 

Mulher inspiradora, ela fez da Tutti do queijo ou da feira um empreendimento que se especializou em queijo mussarela, queijo curado e queijo fresco; requeijões, doces de leite em pedaços, em pasta, doces de abóbora, mamão e bolos de nata ou de fubá. Tornou-se referência nos mais de 20 anos que mantém sua banca na Feira da Pedra e na Feira & Viola, lançando voos também na Feira de Paulicéia/SP.

Foi por acreditar na atividade que abraçou com todas as suas forças, ao lado do esposo Getúlio de Melo que ela recolheu a renda dos frutos da terra que lhe garantiu o sustento e formar sua filha Aliene, Engenharia Ambiental, ajudando também sua neta Thalyta, estudante de Direito. 

Norteado por uma mulher de visão, o casal trabalha em perfeita harmonia com a natureza e sua comunidade, estando sempre atentos às inovações, participando de cursos e eventos voltados para esta área de produção do seu negócio, aprendendo sempre mais, abraçando todas as oportunidade sem nunca desistir de seus sonhos. 

Que o sabor dos produtos Tutti Delícias, por meio do SISBI, agora conquistado, possam alcançar a mesa dos brasileiros do país inteiro levando a alegria e o doce orgulho de ser um talento empreendedor de Brasilândia/MS. Parabéns Tutti. Parabéns Getúlio.

Brasilândia/MS, 03 de setembro de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário