sexta-feira, 19 de setembro de 2025

 

O Dia em que Brasilândia amanheceu Verde.

Carlos Alberto dos Santos Dutra








Todos sabem, dia 21 de setembro é dedicado ao Dia da Árvore em alusão ao início da Primavera. Data criada na distante Nebraska nos idos 1872 pelo jornalista Sterling Morton que perenizou-se no tempo até 1965 quando, no Brasil, o Arbor Day passou a marcar o início da Primavera, por força de um decreto presidencial.

Aqui em Brasilândia, na ânsia de amenizar o calor e a beleza das flores que não tarda chegar, eis que este dia mágico é antecipado. E cá estamos muito cedo nos dirigindo para o galpão de uma comunidade que tem tudo a ver com essa data e o meio ambiente: a Associação Brasilandense de Agentes Ambientais, a ASSOBRAA.

E não somente para saudar o Dia da Árvore, mas para homenagear esta entidade que completa no dia 20 de setembro o feito heroico de completar 22 anos de fundação. E lá estavam ao redor de um singelo café da manhã, servido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo aos valorosos agentes ambientais que integram esta associação.

Evento que contou com a presença de representantes da administração municipal: o Chefe de Governo, Dr. Eraldo Coelho que representou a Prefeita Márcia Regina do Amaral; o Secretário de Indústria, Comércio e Agronegócio, Engenheiro Florestal Hugo Goulart e o Engenheiro Ambiental, Jorge Olivi, e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Turismo, Engenheiro Civil, Pedro Coutinho que juntamente com o Setor de Eventos da Prefeitura prestaram suas homenagens aos integrantes da ASSOBRAA.







Mas o dia estava apenas começando. Após este evento as atenções se voltaram para as árvores do centro da cidade, localizadas na Praça Santa Maria, que receberam pela primeira vez placas de identificação contendo o nome popular da árvore, o nome cientifico e um QR Cód. contendo as informações históricas, botânicas, do bioma e tratos culturais de cada espécie.



Foram identificadas, na ocasião, 10 espécies, sendo que as duas primeiras placas foram fixadas na árvores pelas mãos da Prefeita de Brasilândia, ocasião em foi gravado um vídeo registrando e informando a população sobre a importância desta iniciativa, sobretudo para os estudantes que poderão acessar e aprofundar mais as informações sobre cada espécies plantada em nosso município, observou a Prefeita.



As demais placas foram fixadas nas árvores pelo Secretário de Meio Ambiente, Carlito Dutra; pelo Secretário Adjunto Pedro Coutinho, e o Técnico Agrícola da Secretaria de Indústria, Comércio e Agronegócio, Jorge da Silva.









As espécies de Jacarandá mimoso, Ipê roxo, Ipê branco, Ipê amarelo e Cedro rosa, entre outras, foram as árvores que receberam neste primeiro momento as plaquinhas de identificação. Na sequência, deverão ser colocadas em todas as árvores nativas que se encontram plantadas nas praças e passeios públicos da cidade estas plaquinhas de identificação.



 Após a fixação das placas de identificação das árvores, aconteceu a entrega pelas mãos da Prefeita as carteirinhas de identificação do primeiro grupo de Podadores  de Árvores de Brasilândia: Altino Rodrigues, Osmar de Oliveira, Alexandro Gomes, Fabricio Silva, e Aparecido da Cunha. Foram cadastrados e se encontram habilitados os podadores Rosângela Gomes, Adriano Ferreira, José dos Santos, Gilberto Alves, e Volnei Muller.





Ao cumprimentar os podadores, a Prefeita lembrou que a partir de agora vocês se encontram aptos e credenciados pelo Município para realizar um serviço de qualidade na poda de nossas árvores. Juntamente com a carteirinha, os podadores, antigos e novos na profissão, receberam a informação de cursos de aperfeiçoamento e atualização que serão realizados, sendo que a partir de agora, o cidadão ao solicitar o serviço de poda ou supressão de árvore poderá indicar um dos profissionais podadores credenciados pela SEMATUR cuja relação e contatos serão disponibilizados no site da Prefeitura, adiantou o Secretário de Meio Ambiente.









As comemorações do Dia da Árvore encerraram suas homenagens com a celebração do Dia da Árvore que aconteceu na Escola Antônio Henrique Filho com palestras e lançamento do projeto Trilhas do Conhecimento num trabalho coordenado pelos professores Adriano Gerstenberger e Elias Azevedo da Silva e demais professores e alunos daquele educandário. 

Trabalho maravilhoso desta escola cujos olhos da Prefeita de Brasilândia, que esteve presente no evento, pode contemplar manifestando seu apoio e orgulho de, neste dia, dedicado à Árvore, poder reafirmar sua intenção de transformar esta cidade numa cidade verde, valorizando as iniciativas que levem à conservação e promoção  do meio ambiente. Por que, para a natureza, não importa o que sentimos ou pensamos; importa é o que fazemos. E isso os professores desta escola estão fazendo com excelência. Parabéns e obrigado.



 







Brasilândia/MS, 19 de setembro de 2025.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário