sábado, 19 de novembro de 2022

 

Feliz Aniversário Yuri Matsunaka

Carlos Alberto dos Santos Dutra




Querida Yuri. 

Hoje estás de aniversário, razão pela qual, desejo-te de todo o coração, já que meus braços não a alcançam, as mais belas flores do mundo. 

Sim, pode parecer piegas, escrevi certa vez, já que vivemos um tempo de tantas dores. Mas, falar de flores nos enobrece; plantar flores ainda é mais digno e poético, pois suas pétalas e perfume atraem vida, pássaros, e borboletas azuis de um novo horizonte.

Os aniversários têm dessas coisas: a capacidade de florir o caminho de nossas vidas. Nos faz rever o que fomos, o que somos, e o que seremos nos dias que nos restam. Sempre olhando para o amanhã. Ainda mais quando chegamos a uma certa idade, onde todo o mais nos é permitido, além de sonhar.

Agora, amiga, perenizaste no tempo a capacidade de amar incontinenti, mesmo que doa. Mas a dor é o arranque para que alcancemos a paz de espírito e alegria necessária para tocar em frente, vencer os obstáculos e deixar-se levar pela arena da vida, mesmo quando a sorte nem sempre nos sorria.

Que este marco, do teu aniversário, por fim, te projete no tempo que se rasga a nossa frente e que nos diz que ainda vale a pena. Cada vez mais sábia e sentindo gosto pelas pequenas grandes causas e lutas. Eis os teus frutos e rebentos...

O que vês lá fora, nem sempre é o que se passa por dentro, é bom lembrar. Razão pela qual envio-te novamente o presente poético Dentro e Fora, de Luan Jessan

Por fora, tenho tantos anos que você nem acredita. Por dentro, doze ou menos e me acho mais bonita. 

Por fora, óculos; algumas rugas, gordurinhas, prata nos tintos cabelos. Por dentro sou dourada, alma imaculada, corpo de modelo. 

Por fora em aluviões batem paixões contra o peito. Paixões por versos, pinturas, filosofia e amigos sem despeito. Por dentro, sei me cuidar, vivo a brincar meio sem jeito. 

Não me derrota a tristeza; não me deprime a saudade; não me demoro padecente. 

E é por viver contente, que concluo sem demora: é a menina que vive dentro, que alegra a mulher de fora!

Feliz Aniversário Yuri!

Brasilândia/MS, 19 de novembro de 2022.

Fonte: DUTRA, C.A.S. Homenagens, 2011, pág. 188; Foto: Yuri/Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário