terça-feira, 27 de abril de 2021

 

Dona Maria Aparecida Puci Alves: seus cabelos dourados e as jaçanãs.

Carlos Alberto dos Santos Dutra


 

 







Oh. Que dor despedir-se de uma mãe. Depois de mais de duas semanas internada lutando pela vida, eis que a notícia que ninguém gostaria de receber nos chega: Dona Maria Aparecida Puci Alves partiu.

A morte nunca é a notícia que gostaríamos de receber. Muito menos quando se trata de quem nos é caro, sangue do nosso sangue, de quem nos cobriu de afeto, de carinho e nos deu a vida.

Ah, como dói ver os filhos e netos, parentes e amigos do Novo Porto João André ter de devolver à terra uma de suas filhas diletas, menina dos olhos da margem de um rio que já vai longe.

E lá estão os filhos: Jorge, Regina, Alfredo, Renata, Francisco, e Regiane, sobrinhos e netos acenando a despedida daqueles cabelos dourados num barco que corre em direção ao mar, levando a joia mais rara, a lembrança mais terna de quem não volta mais.

Palavras são insuficientes para expressar o sofrimento daqueles que estiveram perto, lado a lado, acompanhando a luta desta mulher que soube vencer os desafios da vida e construir uma família.

Nascida em Bauru/SP no dia 22 de janeiro de 1945 foi casada com Francisco Alves, popular Chicão e juntos escreveram sua história na barranca do rio Paraná onde consolidaram um comércio que foi referência nos tempos áureos de progresso do Porto João André.

A torrente insana das águas de Porto Primavera levaram a família e demais ribeirinhos a tomar caminhos distintos, desagregando a comunidade e os laços que os unia. Mas dona Maria Aparecida permaneceu firme no ramo do comércio iniciado por seu esposo.

Transferidos para o núcleo cerâmico-oleiro do Reassentamento Novo Porto João André, ali, ela terminou de criar os filhos e viu nascer seus primeiros netos. 

A felicidade estava completa, apesar da peleja que sempre lhe fez companhia e a manteve firme no leme do barco da vida. Vida que hoje nos foi tirada.

Perder a mãe é o maior de todos os sofrimentos que um filho pode suportar. Ainda mais em circunstâncias tão amargas e perversas que indignam a todos e somente cada um sabe a dor que é suportá-la.

Tudo que podemos fazer nesta hora é chorar ao lado dos amigos e pedir a Deus força para suportar esse momento. 

Na esperança de que as lágrimas que rolam pelo rosto de cada um sejam sinal de fé e uma doce certeza, verdadeira benção celeste a que dona Maria Aparecida experimentou em vida mirando as águas tranquilas do paranazão.

É esta fé que conforta o coração dos irmãos, filhos e netos, sobrinhos, genros e amigos da vovó Maria Aparecida. O esteio da casa não cedeu. Ele continua firme no coração de cada um, por maior que seja o vazio e a dor que dilacera o peito.

As águas seguem serenas em direção ao mar enquanto suas margens acolhem o canto singelo das jaçanãs andejas. Sob a calmaria da tarde, flutua aquele barco azul em tom celeste como uma luz em meio à escuridão da travessia.

Ao longe o ruído da balsa, saudosa, chegando. O comércio funcionando. A torrente de lembranças. O olhar no horizonte. É a vida que continua.

Em sua homenagem aos filhos da terra, nutridos pelo suor de seus pais, no rosto daquela mãe e vovó querida, não sem dor, decidem continuar unidos conservando o edifício sólido da família que ela edificou.

Que a Virgem Maria a acolha e a conduza por mãos seguras até o novo porto, o Porto da Vida: onde o Pai Eterno de todos nós, a espera radiante no Céu. Amém.

Brasilândia/MS, 26 de abril de 2021.

12 comentários:

  1. Uma grande mulher deixa seu legado vai em paz dona Maria Deus possa conforta a família �� um grande abraço Carlito por está dedicatória linda por está mulher maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Te amo tanto tia. Que linda homenagem

    ResponderExcluir
  3. Que homenagem mais linda. Ela merece. Te amo tia para sempre

    ResponderExcluir
  4. Obrigada carlito foi linda essa homenagem Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  5. Descanse em paz tia, que o senhor te receba de braços abertos!! Você foi um exemplo de pessoa, para todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Prima de primeiro grau que a vida não permitiu a convevencia que gostaria.
    Mesmo distsntes os lacos de sangue me faz hije chorar sua perda lamentando não te'la visto mais frequentemente.
    Que Deus a receba e de aqueles que ficam p consolo de saber que sua vida foi linda e esse descsnso agora é mais wue mercido. Obrigada pelas palavras lindas que acabo ler.
    Deus conforte os filhos e netos.
    E a ela a paz e o descsnso ao lado de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Não era só a esposa do meu primo Chicão! Era a sobrinha do coração dos meus pais, minha prima amiga, carinhosa com meus filhos e que se foi para os braços do Pai. Voltou pra casa!
    Que Deus conforte toda família. Ela sempre vai estar em nossos corações! 😥

    ResponderExcluir
  8. Bom descanso Tia Maria!
    Deleitar-te nos braços do Senhor nosso Deus e Pai.
    Obrigado por tanto carinho. Nas poucas vezes que estive no Porto, recebeu a mim e meus amigos com tanto afeto e cuidado.
    Deu muito amor e cuidado aos meus avós.
    Deus seja louvado por sua vida e que o Espírito Santo do Senhor console os corações dos meus primos e primas e seus familiares.
    Ao autor do texto, obrigado pela bela homenagem!

    MATEUS VICTAL

    ResponderExcluir
  9. Homenagem linda pra uma mulher de garra prima que na infância eramos muito apegada todos fins de semana estamos juntas, saudades deixou um legado lindo tenho certeza que está nos braços fo Pai, aos filhos,netos irmão meus sentimentos que Deus conforte seus corações

    ResponderExcluir
  10. Minha tia querida, que Jeová Deus console meus primos e seus netos! Só me resta esperar o dia da ressurreição para encontrar você é meu tio no paraíso que Deus nos promete. João 5:28,29 “ Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” Isso não é um adeus tia e sim, um até breve!

    ResponderExcluir
  11. Minha tia querida, que Jeová Deus console meus primos e seus netos! Só me resta esperar o dia da ressurreição para encontrar você é meu tio no paraíso que Deus nos promete. João 5:28,29 “ Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” Isso não é um adeus tia e sim, um até breve!

    ResponderExcluir
  12. Minha tia querida, que Jeová Deus console meus primos e seus netos! Só me resta esperar o dia da ressurreição para encontrar você é meu tio no paraíso que Deus nos promete. João 5:28,29 “ Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele e sairão: os que fizeram coisas boas, para uma ressurreição de vida; e os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” Isso não é um adeus tia e sim, um até breve!

    ResponderExcluir