domingo, 26 de fevereiro de 2023

 

Homenagem de Acolhida ao novo Pároco de Brasilândia, Pe. Ronaldo Rodrigues da Silva

Diác. Carlos Alberto dos Santos Dutra


 



A vocação sacerdotal brota de várias maneiras. Na maioria das vezes é fruto de um lar cristão, pessoas simples, devotos, vivem de braços dados com Deus e não possuem maldade no coração. Algo, assim, como que inspirados por uma aura de santidade invisível, quando são brindados, às vezes nem mesmo sabendo explicar o porquê, a viver a experiência de ter entre os seus, um vocacionado discípulo do mestre Jesus. 

Com aquela família foi assim, seu Manoel Rodrigues da Silva, pedreiro de profissão e dona Adalgiza Rita da Silva, do lar, jamais esperavam que seu terceiro filho lhe concedesse tamanha alegria e bênção.

Rosineide Rodrigues da Silva Machado, a mais velha; Rozires Rodrigues da Silva Alves, a do meio, e a caçula Regina Rodrigues da Silva Antunes assim puderam, mesmo sem entender direito, mas com alegria no coração, ver aquele seu irmão entrar no seminário aos 44 anos de idade. 

Por onde andaria aquele menino nascido no dia 1º de novembro de 1967, em Três Lagoas, sempre muito engajado que participava de grupo de jovens de sua igreja? Onde estariam guardados aqueles ensinamentos de sua primeira catequese, e as sábias lições e conselhos de sua bondosa mãe? 

Por ali permanecia aquele jovem que, por um tempo relativamente longo, se debruçava ao trabalho somente. Nas horas de folga vivia nas quadras de esporte onde jogava basquete, voleibol e futebol. E que também gostava de escrever, tendo intimidade com as letras... 

Até que um dia, no ano de 2010, quando já se tornara um homem, sua irmã Rozires convidou-o para participar de um Seminário de Vida no Espírito Santo, na Paróquia Santa Rita de Cássia, o que a princípio, ele mostrou reservas, declinando de participar. Afinal, a vida livre de atleta sempre foi um atrativo para a juventude em todo e qualquer tempo. 

Mas a irmã insistiu, e ele, a princípio meio a contragosto, participou. Tamanha foi a aceitação que no encontro seguinte ele, Ronaldo Rodrigues da Silva, já participou como Servo neste seminário, oportunidade em que foi tocado para o despertar da vocação sacerdotal. Se afastou dos esportes e voltou os olhos para a Igreja. Estava aberta a porta do Céu em sua vida. 

Logo conversou com o Padre Rogério Fernandes Gomes e, em pouco tempo, lá se encontrava aquele senhor, um tanto encabulado, sendo acompanhado de perto, alimentando espiritualmente a ideia de ingressar no seminário. Amadurecia, assim, a sementinha da vocação plantada desde há muito no seu coração. 

A princípio guardou segredo da família temendo não ser aceita a ideia de prosseguir com a possibilidade de vir a se tornar padre. A primeira batalha estava travada: vencer a si mesmo, pois se sentia velho demais para seguir em frente. 

Ah, mas os caminhos de Deus operam milagres. Firme na oração e confiante, viu vencida esta barreira, aceitando definitivamente o chamado de Deus. E respondeu com um silencioso e verdadeiro Sim à convocação que lhe falava do Alto.  

E lá encontramos aquele vocacionado, alto em estatura, com uma pequena mala na mão, chegando no Seminário Propedêutico na Diocese de Dourados, onde lá permaneceu realizando seus estudos, revestindo-se da força da fé, e aprofundando vivências. 

A partir daí, ingressou no Seminário Maior Regional Maria Mãe da Igreja, em Campo Grande, onde cursou Filosofia e Teologia, concluindo os estudos exigidos para a caminhada rumo ao exercício pleno da vocação sacerdotal. 

Foi ordenado diácono em 1º de fevereiro de 2020, atuando por seis meses na Paróquia Santa Rita de Cássia, de Três Lagoas. Cinco meses depois, sua ordenação sacerdotal acontecia no dia 11 de julho de 2020 pelas mãos de D. Luiz Gonçalves Knupp, na catedral do Sagrado Coração de Jesus. 

Após a ordenação sacerdotal celebrou sua primeira missa na igreja matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia, onde atuou como vigário ao lado do padre Édson dos Santos Silva. Um ano depois, lá se encontrava ele, no dia 31 de julho de 2021, sendo transferido para a Paróquia Santa Luzia, atuando ali como pároco durante um ano, seis meses e nove dias. 

Sua despedida naquela Paróquia deu-se no dia 19 de fevereiro de 2023, deixando a comunidade Santa Luzia envolvida num mar de saudade e emoção. 

E como a missão sacerdotal sempre continua, hoje, dia 26 de fevereiro de 2023, é empossado este, agora nosso, novo pároco, Padre Ronaldo Rodrigues da Silva na Paróquia Cristo Bom Pastor, de Brasilândia/MS.

 

Padre Ronaldo te acolhemos! 

Nesta missa, ó cantemos! / 
A voz das comunidades / 
Nosso sinal de amizade: / 
A capela São Vicente / 
No João Paulo, sorridente. / 
Nossa Senhora das Graças / 
Ceramistas, mãos na massa / 
Lá do Porto João André. / 
Também festeja de pé / 
A São José Operário / 
Na Debrasa, mundo agrário / 
Capela de Aparecida / 
Pedra Bonita, aguerrida / 
São José dos Jesuítas / 
Tanta paisagem bonita / 
A aldeia, o Mutum e o Pontal / 
Assentamento rural / 
Pastorais e Movimentos / 
Serviços e segmentos / 
Na tua chegada saudamos / 
Sede bem-vindo louvamos / 
Paróquia Cristo Bom Pastor / 
Esta é a casa do Senhor / 
Que dividimos contigo / 
És agora o novo amigo / 
Presente vindo de Deus / 
Pra cuidar os filhos seus. / 
Com as bênçãos lá do céu. / 
E que a Mitra e o Solidéu / 
Pelas mãos de Dom Luiz / 
O torne um Padre Feliz / 
Batam palmas em reverência/ 
Seja bem-vindo a querência / 
Sinta-se em casa, saudamos / 
Agora que lhe entregamos / 
Amigo Padre Ronaldo / 
As chaves do nosso lar.

 Brasilândia/MS, 26 de fevereiro de 2023.

Fonte: Com informações enviadas por Geni Rosa de Oliveira - Profa. Ma. Bela Biblioteconomia, e Rozires Rodrigues da Silva, irmã do Padre Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário