quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

 

Pequena história do Sindicato Rural de Brasilândia-SRB

Carlos Alberto dos Santos Dutra












Primeira Diretoria do Sindicato Rural de Brasilândia: Patrocínio de Souza Marinho (Conselho Fiscal), Onofre de Souza Oliveira (Tesoureiro), Arthur Höffig (Presidente), Eliazel Paes de Oliveira (Secretário), e Abdias Pacheco dos Santos (Conselho Fiscal). (Foto: Eliazel Paes de Oliveira, 1980).

A história do Sindicato Rural de Brasilândia-SRB começa no ano de 1979 quando o proprietário rural Eliazel Paes de Oliveira, residente em Brasilândia desde 1963 e um grupo de proprietários rurais, tendo à frente o patriarca fundador da cidade, Arthur Höffig, resolveram fundar o Sindicato Rural Patronal, visto ser de grande interesse dos proprietários rurais, a fim de defenderem as suas reivindicações à época, que eram muitas.

Seu Eliazel, em entrevista ao autor, conta que foi eleito por aclamação presidente da 1ª Diretoria Provisória do Sindicato, cabendo a ele, com o apoio do Sr. José Mateus, de Junqueirópolis/SP, que o auxiliou nas primeiras reuniões e organização do Sindicato, ir à Campo Grande e a entidade receber a sua Carta Sindical, garantindo, assim, dois anos depois, a eleição da 1ª diretoria oficial da entidade que foi fundada oficialmente em 24 de março de 1981, tendo a sua primeira sede na Avenida São José, nº 554.

A Diretoria eleita em 17 de agosto de 1980 tomou posse no dia 6 de setembro na sede do Salão Paroquial do município em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os representantes da FAMASUL: Sylvio Mendes Armando, diretor presidente; Fernando Rodrigues Dinis, diretor secretário; Otair Hildebrando Ávila, diretor tesoureiro, e Antônio de Jesus Bichof, Assessor Jurídico.

Presente também estava o prefeito municipal da época, Fernando Martins Mendes; o presidente de Câmara Municipal, Onofre de Souza Oliveira; João Paes de Lima, capitão reformado da Marinha; Antônio Cláudio Donato, supervisor local da EMPAER Três Lagoas; Domingos Cristóvão Ribeiro, comerciante; Nilton Paes de Oliveira, assistente técnico da Empaer de Cassilândia e Arthur Höffig, presidente eleito do Sindicato Rural de Brasilândia.

Na solenidade foi empossada a 1ª Diretoria formada pelos seguintes membros: presidente- Arthur Höffig; secretário- Eliazel Paes de Oliveira; tesoureiro- Onofre de Souza Oliveira. Para o conselho fiscal foram empossados: Abdias Pacheco dos Santos; Isabel Ferrer Vicente e Patrocínio de Souza Marinho. Os Delegados Federativos empossados foram: Eliazel Paes de Oliveira e Onofre Souza de Oliveira. O mandato da diretoria passou a ser contado a partir da data da posse, devendo terminar em seis de setembro de um mil novecentos e oitenta e três. 

Passado este período, lá estava reunida, na manhã do dia 3 de setembro de 1983, na sede do Salão Paroquial da cidade, localizado na Alameda Arthur Höffig, nº 711, a 2ª Diretoria do Sindicato Rural de Brasilândia sendo empossada. 

A dedicada caligrafia do secretário, Eliazel Paes de Oliveira, desliza sobre a Ata que narrou esta cerimônia de posse eleita em 6 de agosto de 1983, para o triênio 1983 a 1986, e que conduziu os trabalhos, elencando entre os presentes: Otair Hildebrando Ávila, presidente da FAMASUL; Neuza Paulino Maia, prefeita; D. Izidoro Kosinski, Bispo Diocesano de Três Lagoas; Dermival Bottan, Delegado de Polícia, e o representante da EMPAER local, médico veterinário Roque Valmor Santini. 

Na oportunidade fizeram uso da palavra o represente da FAMASUL que destacou a importância em nossos dias do Sindicato Rural e da força que hoje representa o mesmo em nosso país, propondo uma homenagem póstuma ao nosso ex-presidente [e fundador do SRB], o patriarca Arthur Höffig pelo muito que fez em prol do Sindicato Rural. 

Também foi lida pelo secretário Eliazel Paes de Oliveira uma homenagem prestada pelo deputado Federal Rubens Figueiró a Arthur Höffig. Também foi lembrado o nome de Manoel Galdino de Souza que muito contribuiu para a formação do Sindicato. Ambos receberam a homenagem de um minuto de silencio. A ata da cerimônia ainda faz o destaque para o senhor Cláudio Donato desejando que o Sindicato contribua cada vez mais para a conservação dos meios da classe produtora do município. 

Falou também Domingos Cristóvão Ribeiro dizendo que o Sindicato pelo pouco tempo de existência muito já fez pela população do município. Por fim falou Eliazel Paes de Oliveira sobre a programação de trabalho para o triênio 1983/1986. 

Foram empossados os eleitos para a Diretoria do SRB, presidente: Eliazel Paes de Oliveira; secretário- Abdias Pacheco dos Santos; tesoureiro- Onofre de Souza Oliveira. Para conselho fiscal, tomaram posse: Domingos Cristóvão Ribeiro; Isabel Ferrer Vicente Oclidio Zanardi. Como delegados o Sindicato ficou representado pelo presidente Eliazel Paes de Oliveira e o tesoureiro Onofre de Souza Oliveira (...).

..........












O restante desta história e de outras, de Associações, Clubes e Sindicatos do nosso município, o leitor irá encontrar na coleção História e Memória de Brasilândia/MS cujo volume 2-Patrimônio, que estará sendo entregue um exemplar para cada entidade, pela Câmara Municipal de Brasilândia. Órgão que, de forma pioneira, patrocinou culturalmente a publicação desta obra que também se encontra à disposição na Biblioteca Pública Municipal Profª. Abadia dos Santos para livre consulta.

 

Fonte: DUTRA, C.A.S. História e Memória de Brasilândia. Volume 2-Patrimônio, Campo Grande, Life Editora, 2021, pág. 438s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário