Libaneza Center e o olhar de gratidão e prestígio de uma empresária brasilandense.
Carlos Alberto dos Santos Dutra
Vivemos tempos líquidos, escreveu o filósofo polonês Zygmunt Bauman, falecido
em 2017. Na ausência de uma imprensa regular escrita, sobretudo nos pequenos
municípios, os fatos sociais, políticos e históricos correm o risco de
perderem-se no turbilhão das águas que varrem o cotidiano de seus cidadãos e
cidadãs.
Brasilândia viveu na data de ontem, dia 3 de maio de 2021, um desses acontecimentos que, por sua grandiosidade e importância, se não registrado, corre o risco de perder-se na história ficando a mercê somente da memória dos que ali estavam e presenciaram aquele evento.
Com os olhos marejando e o coração palpitando de alegria, lá estavam os proprietários, familiares e convidados presenciando as novas e modernas instalações da loja Libaneza Center que estava sendo inaugurada naquela manhã de primavera.
As palavras faltam e a emoção fala mais alto. Mesmo distante, pelas redes sociais, o semblante dos que se encontravam no portal do estabelecimento que se abria para receber os clientes e amigos, era possível percebê-los radiantes de felicidade e gratidão.
Afinal, a caminhada em terras de Boa Esperança não havia começado ontem. Há mais de duas décadas, eis que o sonho plantado no coração de uma mulher haveria de mover as estruturas sociais e econômicas de uma comunidade.
E lá estava Regina Célia Zogheib Bertonha relembrando no íntimo de seu pensamento a trajetória que aquele empreendimento havia realizado até ali, e a história de sucesso empreendida pelos seus pais quando tudo começou.
E lá encontramos no ano de 1948, por entre as ondas de um mar agitado, atravessando oceanos, Farhat Zogheib, seu pai, chegando ao Brasil e se instalando na cidade de Junqueirópolis/SP, junto a parentes e tios que ali já eram comerciantes.
O rosto da menina Regina se irradia com a lembrança terna daquele que era a luz de sua família. Chegou com sua malinha na mão para tentar a sorte e fugir das dificuldades enfrentadas no seu país.
Para trás havia ficado o seu Líbano que vivia grave depressão econômica nos anos posteriores à Segunda Guerra que foi de grande impacto sobre a sociedade afetando tanto populações rurais quanto urbanas (...), o que motivou a emigração para o Brasil.
Regina continua seu emocionado relato num vídeo institucional de sua loja, lembrando: Então meu pai (...) trabalhou como empregado (...) e cinco anos depois, no ano de 1953, o empregado tornou-se proprietário, fundando com minha mãe, Yolanda Baggio Zogheib, com quem havia casado há um ano, a Casa Libaneza, em Junqueirópolis/SP.
A menina nascida no dia 5 de setembro de 1960 lembra que, no início, a loja de seus pais vendia somente material de construção e alguma coisa de ferramenta, depois, passou a vender também utilidades domésticas.
A perda do pai em 1994 não a fez desanimar do carisma empreendedor da família. Sentimos muito a morte de meu pai. O esteio da família ao faltar haveria de conferir à filha Regina a tarefa de continuar os negócios da família.
Quatro anos depois, e por razões que só Deus explica, os olhos da menina miraram mais adiante, em direção à margem direita do rio Paraná, onde seu esposo Celso Bertonha já trabalhava juntamente com seu sogro em atividade agropecuária, e onde ela os visitava nas férias escolares dos filhos.
E foi numa dessas visitas, circulando pela cidade que Regina percebeu o quanto a instalação de uma loja Libaneza seria proveitosa tanto para si como para aquela comunidade. E assim se sucedeu. Em julho de 1998 ela decidiu vir definitivamente para Brasilândia. Estava determinada a instalar na cidade a sua loja. E foi assim que eu já não me via mais longe do Mato Grosso do Sul. Resolvi trazer a Libaneza Center para Brasilândia.
Foi no dia 5 de dezembro de 1998 que a loja abriu suas portas na cidade tendo como endereço a Av. Boa Esperança, nº 496, no centro de Brasilândia. Inicialmente num prédio pequeno, alugado, mas que aos poucos foi conquistando a confiança e a preferência dos brasilandense.
O espaço ficou pequenininho e a Libaneza Center ampliou seu 'mix' de produtos: material de construção, ferramentas, papelaria, cama, mesa e banho, decoração... Tudo isso mostrou que precisávamos de um local maior, explica a empresária Regina.
E hoje, passados 22 anos e quatro meses daquele evento primeiro, ela inaugura o prédio próprio da maior loja da cidade com uma imponente e bela estrutura. Um local com mais comodidade, amplo, setorizado, com departamentos, todo para deixar nossos clientes mais a vontade, antecipava ela, otimista, já no final do ano passado.
A nova loja, sem dúvida, engrandece a cidade, oferecendo aos brasilandense alternativa única neste setor da economia que vai desde as utilidades domésticas à materiais e utensílios profissionais especializados.
Da mesma forma esta loja empreendedora, por meio de seus funcionários e colaboradores devolvem à cidade sua gratidão pela acolhida, pela preferência e pelo prestígio que Libaneza Center conferiu à comunidade brasilandense.
Parabéns Regina Célia Zogheib Bertonha. Parabéns
Libaneza Center. Obrigado Libaneza Center.
Brasilândia-MS,
4 de maio de 2021.
Primeira sede da Loja Libaneza Center em Brasilândia localizada na Av. Boa Esperança, nº 496, Centro. (Foto: Jornal de Brasilândia, 1999).
Sobre a inauguração da Libaneza Center confira: https://www.facebook.com/libanezacenter/videos/801710747424362
Muito obrigada amigo Carlito pela homenagem!
ResponderExcluirA família LIBANEZA CENTER Brasilândia-MS deixa aqui registrada como você disse a grande emoção desse dia que ficará marcado para sempre em nossos corações e na história das famílias Zogheib e Bertonha e esperamos que também para a população de Brasilândia!
Foi uma luta árdua de 22 anos para chegarmos a esse momento marcante, esperamos que também para a população de Brasilândia MS a qual temos imensa gratidão!
Em 22/Mai/2021 o artigo foi corrigido e teve atualizadas algumas datas.
ResponderExcluir