Irineu Brito, a família, o sindicato e a política
Carlos Alberto dos Santos
Dutra
Corria o dia 25 de setembro de 2019 e a família Brito comemorava cinquenta nos de sua chegada em Brasilândia/MS, ocasião em que Irineu de Souza Brito reuniu em sua residência toda sua família e amigos para celebrar aquele dia. O antigo sindicalista, proprietário rural, pai de família, político influente e comerciante em Brasilândia tinha motivos de sobra para comemorar e relembrar, celebrar e agradecer aos presentes e a Deus pelas conquistas, e a vida que lhe oportunizou chegar até aquela data que dividia naquele momento com amigos e familiares.
E lá estava ele a lembrar daquele tempo, quando chegou a Brasilândia, quando veio ele, o pai, a mãe e mais três irmãos: Benedito, José, e Antônio Aparecido. Onde quer que andassem era sempre os quatro irmãos juntos: no futebol, nas praças da cidade, nos bailes, sempre juntos. Com o passar do tempo foram se apartando, um indo para cada lado, mas ficando Brasilândia como ponto de apoio, pois sua mãe, dona Fidelcina, com 91 anos de idade, sempre os mantinha unidos.
A memória corre pelos campos do bairro Pipoca, Gleba Seca e vizinhança onde as famílias tradicionais se encontravam. E lá estava a família Rodrigues onde a família Brito sempre os visitava. Ali tinha um campo de futebol que num ano daqueles havia ganhado quatro novos atletas: Irineu, no infantil; Cidão e Dito, no aspirante, e Zé Brito, no titular. E todos congregavam, integrando também as famílias Peres, Alexandre Galo, os Bassos, os Galdinos, entre outras. E logo a família foi se enturmando com o povo brasilandense, sendo que o esporte se encarregou de facilitar a criação de laços de amizade.
A primeira vez que Irineu Brito veio na cidade de Brasilândia [ainda chamada de Vila] acontecia um comício eleitoral do então candidato Julião de Lima Maia. Os comícios naquela época eram uma festa muito animada com a participação de duplas de cantores sertanejos e locutores afamados, entre eles a dupla Du & Dé e o locutor Roberto Sabione, que se encarregavam de fazer o show, além da liberdade de buscar e levar eleitor durante as eleições.
No campo social e comunitário, Irineu lembra que em 1983 juntou-se com várias lideranças jovens da cidade e fundou o Grupo de Jovens JUCEC (Juventude Unida com Esperança em Cristo) ligado a Paróquia Cristo Bom Pastor, quando suas atividades perduraram por quase três décadas. No ano seguinte, em 1984, Irineu concluiu o segundo grau formando-se professor no curso Magistério, na Escola Estadual Adilson Alves da Silva. Na Paróquia Cristo Bom Pastor participou do grupo de liturgia e de cântico, desde a sua fundação.
Na atividade sindical que teve início no ano de 1985 com a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasilândia, Irineu permaneceu ali, como presidente, durante 17 anos e 4 meses, onde construiu e equipou a sede da entidade e tudo que lá existe até aquela data. No ano seguinte, em 1986 fundou o Partido dos Trabalhadores-PT em Brasilândia, sendo seu maior militante e incentivador. Por ironia do destino não se elegeu vereador pelo partido que fundou, tendo sido vereador por dois mandatos. Candidatou-se a deputado estadual em duas oportunidades e a prefeito uma vez, não obtendo êxito eleitoral.
Casado com Marizete de Noronha, filha de José Leite Noronha e Maria Cosmo Noronha comemora a família que construiu: ganhei uma nova família, o sogro José Leite e a sogra dona Maria, cunhados e cunhadas, muitos sobrinhos, e a vida foi ficando cada vez mais florida com o nascimento das filhas Margarise e Elismara.
Vendo as filhas formadas se sentiu no dever de ter também uma formação universitária. Ingressou na faculdade em um curso empresarial à distância e formou-se em Administração Pública, com aprofundamento em Direito e Ciências Políticas. Foi tão grande o seu empenho que conquistou o Prêmio do Conselho Regional de Administração do Estado de Mato Grosso do Sul, como o melhor aluno.
As lutas de Irineu Brito, em síntese, foram: desde a Igreja ao Sindicato; desde o Esporte a Política. Por ser considerado um homem radical, como ele mesmo diz, arrumei várias encrencas, mas também arrumei muitos irmãos. Depois, filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), permanece atento aos acontecimentos políticos no Estado e no seu município, não deixando apagar a chama que sempre lhe orientou no campo de luta por melhores condições de vida para todos. Parabéns Irineu de Souza Brito! Feliz Aniversário!
Brasilândia/MS, 27 de outubro de
2022.
Fonte: DUTRA, C.A.S. História e Memória
de Brasilândia/MS, Volume IV-Desenvolvimento, Brasilândia, Edição do Autor, 2022,
pág. 181-182.
Irineu de Souza Brito é entrevistado por Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 1983
Nenhum comentário:
Postar um comentário