quarta-feira, 12 de outubro de 2022

 

Vicente Perpetuo Vieira, adeus.

Carlos Alberto dos Santos Dutra


 

Existem pessoas que nosso olhar pouco percebe. Elas passam ao nosso lado, nos servem e seguem seu caminho, sem qualquer deferência de nossa parte. E ela estão ali, na maior parte das vezes sorridente, desapegadas de nossos sentimentos de gratidão nem sempre presente no nosso rosto. 

Ele era uma dessas pessoas. Não fosse o respeito e educação que era possuidor, sua aparência esguia e trejeito próprio, seria confundido com andarilho. Ainda que bem vestido e asseado, não lhe denotavam importância, era algo como se fosse invisível. 

Conheci-o nos encontros bíblicos lá na casa da centenária dona Idalina, seu Simplício, e a penca de irmãos, filhos, neto e amigos de uma das famílias mais antigas deste lugar. Abraçado ao seu violão demonstrava sempre alegria quando falava através das cordas de seu instrumento. 

Também em dupla com sua irmã dona Odília, cantavam músicas sertanejas de raiz que faziam a gente pensar longe, como que viajando no tempo. Ao lado de seu cunhado, seu Nelson, com sua gaita e o Fita, com o violão ou o teclado, animava muitas festas na comunidade. 

Servidor público municipal no cargo de zelador trabalhou muitos anos na Prefeitura de Brasilândia/MS; na Praça Santa Maria, como guarda e jardineiro; também prestou serviço em escolas e diversos órgãos, lotado que era na Secretaria Municipal de Educação. 

Pouco reconhecido pelo seu trabalho, desempenhou suas funções sempre em silêncio, erguendo a voz raras vezes, quando incompreendido e desprezado. Aposentou-se em 2019, já com problemas de saúde, porém, sempre disposto a ensinar violão a quem o procurasse. 

Pois este homem simples e sorridente e que estava sempre de bem com a vida, nos deixou na véspera da festa de Nossas Senhora Aparecida de quem era devoto e a ela entoou, por muitos anos no coral da Paróquia Cristo Bom Pastor, louvores à mãe do Criador. Com certeza foi tocar um hino à Mãe Morena, fazendo coro com os anjos, com sua querida irmã dona Odília e seus amigos músicos que lá se encontram, no céu.

Descanse em paz amigo Vicente Perpétuo Vieira.

 

Brasilândia/MS, 12 de outubro de 2022.

 

2 comentários:

  1. Seu Vicente... Dona Odila... Pessoas tão bondosas, cheias do amor de Deus! ❤️

    ResponderExcluir
  2. O mundo dos justos e bondosos que seja o nosso conforto.

    ResponderExcluir