sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

 

A primeira formatura a gente esquece; o coração não.

Carlos Alberto dos Santos Dutra



Aqueles olhinhos brilhantes comportavam-se como ping-pong buscando contemplar tudo e a todos. Afinal, ali estavam os colegas de turma, professores, auxiliares, diretores e servidores de suas escolas queridas. 

E para completar a alegria, também lá estavam seus pais, avós, tios, parentes e amigos que lhes saudavam e dividiam com seus tesouros a alegria daquela primeira formatura. 

O calor e a aglomeração não lhes incomodavam nenhum pouco. Acostumados ao azafama e burburinho dos Centros de Educacionais Infantis que frequentavam, achavam tudo aquilo normal e ao mesmo tempo extraordinário. 

E lá se encontravam as crianças do pré-escolar das CEINF’s Profª. Carmelita Barbosa Caitano, Gisely Ribeiro Hippler e Prof. Henrique Mendonça Quintino pisando decididas no tapete de entrada do clube Associação Recreativa União, onde o evento acontecia. 

E que emoção ao ver aquelas crianças inflando o peito para bradar em alto e bom som, o refrão do Hino de Brasilândia, com toda sua força, fazendo despertar nos presentes o orgulho de ver seus pimpolhos com todo aquele ardor cívico que os fazia arrepiar. 

Depois, todas sentadas em suas cadeirinhas infantis, aguardando a vez de serem chamadas para receber, de forma solene, o esperado Certificado de Conclusão do Ensino Infantil, o canudo de sua primeira formatura. 

E o que se via eram celulares erguidos pelos familiares e amigos procurando o melhor ângulo para captar aquele momento mágico inicial da vida estudantil daqueles pequeninos que iniciava e que aos poucos se despediam da doce infância. 

Todos já com ares de futuros profissionais de êxito, ainda deixavam-se levar pelos instintos e os primeiros madrigais inocentes de infância, enquanto suspiravam esperançosos e conformados os dedicados mestres de cada uma das antigas creches pelo trabalho realizado. 

É a primeira etapa da vida, dizia a lembrancinha que cada uma das crianças recebeu de sua professora, maravilhosa: Ufa! Conseguimos! Eu sei que já disse muitas vezes que irei sentir saudade, mas meu coração chega a ficar pequeno lembrando de quantas coisas passamos juntos. Você cresceu tanto, superou dificuldades, amadureceu e eu sou grata por participar de toda essa mudança. Eu sempre irei acreditar em você e sei que você vai brilhar! Voe alto! 

Impossível não ver rolar do rosto de muitos ali presentes, uma lágrima de felicidade, ao relembrar cada momento vivido, neste dia festejado de congraçamento e sobretudo de gratidão. A primeira formatura a gente esquece; o coração não. 

Obrigado auxiliares de creche pelo zelo e paciência desprendida; obrigado auxiliares de professores, pelo carinho e afeto dedicado; obrigado professores, pelo saber ministrado; obrigado diretores, pelo ensino ofertado; obrigado servidores, por tolerar as travessuras por eles aprontadas. 

Enfim, gratidão pelo acalanto, os abraços e acolhida, desses verdadeiros anjos da guarda pedagogos de nossas crianças. Todos os dias, faça chuva ou faça sol, e lá estavam elas, imprescindíveis, com um sorriso, acolhendo um a um os nossos tesouros, uns mais passivos, outros mais rebeldes, tratando-os sempre com respeito e abundância de criatividade artística e humanidade. 

Por representarem o prolongamento de nossas famílias, resta-nos agradecer a todo o corpo docente pela dedicação integral dada a cada criança, sempre zelando pela sua saúde e o bem-estar emocional e social, garantindo-lhes a oportunidade de socializarem-se, de criar um mundo novo possível e inimaginável, valorizando o conhecimento e o lugar onde vivem. 

Para a alegria dos pais, avós, tios, parentes e amigos, a sementinha da esperança foi plantada no coração de cada uma dessas crianças. E com o passar do tempo ela florescerá, carregando no peito o juramento lido naquele dia: Prometo levar um pouco da criança que sou por toda a minha vida, e guardar no meu coração os momentos felizes que tive aqui no CEINF.  

Razão pela qual declinamos aqui nossa gratidão a todos aqueles, por vezes esquecidos e pouco valorizados, pelo impar e belíssimo trabalho realizado. Vocês são insubstituíveis! Obrigado SEMEC. 

Aos profissionais da educação -- extensivo igualmente aos demais profissionais do CEINF Raio de Luz, e Educação Infantil das Escolas Mutum e Pedro Raimundo de Souza --, sintam-se todos incluídos e aceitem nossos parabéns e nossas homenagens.

Brasilândia/MS, 08 de dezembro de 2022.

Fotos: Prefeitura Municipal de Brasilândia/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário