segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 Relembrando o Plenário Raimundo Assis de Alencar

Carlos Alberto dos Santos Dutra


 

 






O Legislativo brasilandense neste ano de 2022, juntamente com o município, completou 57 anos de instalação. Depois de 43 anos prestando seus serviços ao município em sedes provisórias e prédios alugadas, eis que no dia 5 de dezembro de 2008 a Câmara Municipal concluiu e inaugurou sua sede própria, graças ao esforço dos vereadores da época, servidores e municipalidade, o que enobreceu e valorizou o poder público local desde então. 

Passados 14 anos desta importante data, no dia de hoje, entretanto, a homenagem retrocede do tempo e se dirige ao nome conferido ao plenário da chamada Casa do Povo de Brasilândia. A homenagem teve início na sessão do dia 22 de abril de 1998, quando o Projeto de Lei n° 002∕98, de 17 de abril daquele ano, de autoria da mesa diretora, que foi aprovado e sancionado pela prefeita da época, Marilza Maria Rodrigues do Amaral em 29 de abril de 1.998, entrando em vigor a honraria através da Lei nº 960∕98. 

O então presidente do Legislativo local, Jaime Assis de Alencar (popular Jaime Doce) naquele dia fez as honras da Casa ao anunciar o nome do vereador Raimundo Assis de Alencar que havia participado da 3ª legislatura (1970/1972) daquela edilidade e que falecera no dia 8 de agosto de 1984, vítima de acidente automobilístico, como patrono do Plenário da Câmara Municipal de Brasilândia. 

Recordando aquele saudoso tempo cumpre consignar que a cerimônia aconteceu no dia 22 de abril de 1998, às 20 horas na Câmara Municipal e a mesa das autoridades estava assim composta: vereador Jaime Assis de Alencar, presidente da Casa; prefeita Marilza Maria Rodrigues do Amaral; juiz José Berlange de Andrade; vereador três-lagoense Gilmar Garcia Tosta; padre Lauri Vital Bósio; advogado do município Dr. Pedro Galindo Passos; delegado de polícia Dr. Eraldo Azevedo Coelho, e o comandante da Polícia Militar de Brasilândia, tenente Nelson Batista da Silva. 

O presidente Jaime Doce fez a abertura dos trabalhos solicitando a prefeita municipal que entregasse uma placa ao empresário Aparecido Assis de Alencar (Popular Buguinho), filho do homenageado, Raimundo Assis de Alencar. Após o descerramento da placa com a denominação Plenário Raimundo Assis de Alencar, a viúva do homenageado, Natália Aparecida Buzatti de Alencar foi convidada, juntamente com o filho caçula do homenageado, a dirigirem-se até a placa descerrada, oportunidade em que lhe foi entregue um buquê de flores. 

Fizeram uso da palavra o juiz José Berlange de Andrade, o vereador Gilmar Garcia Tosta, a prefeita municipal Marilza do Amaral e por fim o presidente da câmara, vereador Jaime Assis de Alencar que agradeceu a presença de todos, bem como os nobres pares que aprovaram por unanimidade de votos a proposição da mesa diretora que denominou o plenário da Câmara Municipal de Brasilândia com o nome do saudoso e ex-vereador Raimundo Assis de Alencar. 

Raimundo Assis de Alencar, desde a sua juventude foi um cidadão desprendido e também um desportista. Antes de sonhar em ser vereador foi jogador e técnico de futebol. Em fotografias antigas é possível encontrá-lo perfilado entre atletas, como na histórica fotografia onde Raimundo Assis de Alencar figura ao lado do time Esporte Clube São Jorge, no ano de 1968, nos tempos áureos que inscreveram na heráldica do esporte brasilandense atletas do naipe do esportista José Rodrigues da Silva. 

Segundo consta, Raimundo Assis de Alencar acreditava no futuro do município e investiu sua renda na cidade adquirindo bens imóveis e propriedades rurais, teve também grande participação no desenvolvimento desta comunidade. Em retribuição aos relevantes serviços prestados ao município, nada mais justo que, prestar a ele e aos seus familiares essa singela homenagem, como forma de demonstrar gratidão e, deixar seu nome nos registros históricos desta Casa Legislativa e do município. 

Após a entrega, por parte da prefeita municipal, de um exemplar do Dicionário Enciclopédico, impresso em edição especial alusivo ao município de Brasilândia, foi servido um churrasco aos convidados tendo como local a chácara de Antônio Fonseca. 

A sessão solene de reinauguração contou com a presença maciça de autoridades e familiares do homenageado. Entre os presentes foram mencionadas naquela noite o ex-prefeito de Três Lagoas, Miguel Tabox; o presidente da Loja Maçônica de Brasilândia, Norman Herrera Burela; gerente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Zanoni; vice-prefeito de Brasilândia, Moysés Thomé; secretário municipal de Saúde, Dr. Alberto Kobayashi; chefe da Agência Educacional de Brasilândia, Profª. Maria Rita Ferreira de Gusmão Santini; gerente local da EMPAER, Edson Hiroji Okamoto; secretário municipal de obras e serviços urbanos, Rivadável Pires de Freitas; presidente do PL de Três Lagoas, Auro Silva; representante da Usina Brasilândia de Açúcar e Álcool-Debrasa, gerente financeiro José Carlos Soriano. 

Estiveram presentes representantes da Imprensa escrita e falada da região: Jornal do Povo, de Três Lagoas; Jornal de Brasilândia; Jornal Dia a Dia; Jornal A Crítica, de Campo Grande; Rádio FM Brasil, do radialista Paulo Sérgio Costa Brasil que transmitiu a sessão ao vivo; Rádio FM Cidade Esperança, do radialista Marcos Eduardo Costa Brasil. Marcou presença também o inspetor local da IAGRO, Abdias Pacheco dos Santos; presidente do PMDB, Dr. Antônio de Pádua Thiago; os advogados Dr. Nilton Kioshi Kurachi, Drª. Rosana Aparecida Teixeira Coelho; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasilândia, Irineu de Souza Brito, entre outros. 



Foto: Raimundo Assis de Alencar, como técnico de futebol do time Esporte Clube São Jorge, do esportista José Rodrigues da Silva, no ano de 1968, cortesia da Srª Maria Aparecida Rodrigues. (Colorizada por My Heritage).  

Fonte: DUTRA, C.A.S. História e Memória de Brasilândia/MS, volume 5-Poderes, pág. 68s; volume 3-Cidadania, pág. 212.

Sobre a história do esporte brasilandense confira também: https://www.dropbox.com/s/y5wz3mtdlndjttf/Hist%C3%B3ria%20e%20Mem%C3%B3ria%20de%20Brasil%C3%A2ndia-MS%20V3-Cidadania.pdf?dl=0

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário